O Brasil está fora da disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro de 2020. Nesta segunda-feira, 16, a Academia de Hollywood divulgou uma lista com pré-indicados, e A Vida Invisível, o concorrente brasileiro, está fora. O documentário brasileiro com produção da Netflix, A Democracia em Vertigem, porém, está na lista da categoria melhor documentário.
Como esperado, Parasita, de Bong Joon Ho, e Dor e Glória, de Pedro Almodóvar, estão na lista da categoria filme estrangeiro, ao lado do francês Les Misérables de Ladj Ly, entre outras seis produções. Oficialmente, a Academia mudou o nome da categoria para 2020: ela passa a se chamar Melhor Filme Internacional.
Coringa, Star Wars: A Ascensão Skywalker e Vingadores: Ultimato receberam cada um duas indicações nesta prévia.
Veja a lista completa de pré-indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2020
- República Tcheca, The Painted Bird
- Estônia, Truth and Justice
- França, Les Misérables
- Hungria, Aqueles Que Ficaram
- Macedônia do Norte, Honeyland
- Polônia, Corpus Christi
- Rússia, Uma Mulher Alta
- Senegal, Atlantics
- Coreia do Sul, Parasita
- Espanha, Dor e Glória
A Vida Invisível estreiou no dia 21 de novembro, depois de vencer a mostra Un Certain Regard, uma das mais importantes do Festival de Cannes, em maio, e ter tido duas galas no Brasil. O filme é inspirado no livro de Martha Batalha, A Vida Invisível de Eurídice Gusmão. O diretor Karim Aïnouz, criado pela mãe, num ambiente predominantemente dominado por mulheres – a avó, mais quatro tias –, quis retratar as mulheres de uma certa geração, oprimidas por homens dominadores, mas que resistem.
A Academia informa que um filme estrangeiro é definido como um longa-metragem (mais de 40 minutos) produzido fora dos Estados Unidos com os diálogos na maioria com outra língua que não o inglês.
Quando será o Oscar 2020?
As indicações finais ao Oscar serão anunciadas na segunda-feira, 13 de janeiro de 2020, e a cerimônia ocorre no domingo, dia 9 de fevereiro.
A Democracia em Vertigem
Democracia em Vertigem, o filme de Petra Costa teve sua estreia mundial em Sundance, em janeiro, e depois disso percorreu um importante circuito de festivais. Ganhou resenhas favoráveis em publicações como The New York Times, The Guardian, El País e Variety. No Brasil, em geral a recepção foi boa, mas não unânime.
Veja a lista de documentários pré-indicados ao Oscar 2020
- Advocate
- American Factory
- The Apollo
- Apollo 11
- Aquarela
- The Biggest Little Farm
- The Cave
- The Edge of Democracy
- For Sama
- The Great Hack
- Honeyland
- Knock Down the House
- Maiden
- Midnight Family
- One Child Nation
Outros indicados
Outras categorias também revelaram as suas "shortlists", uma espécie de lista de finalistas antes do anúncio oficial, no dia 13 de janeiro. Coringa foi pré-indicado em duas categorias: maquiagem e cabelo e trilha sonora original. Star Wars: A Ascensão Skywalker ainda nem chegou aos cinemas, mas também está em duas categorias nesta prévia: trilha sonora e efeitos especiais, as mesmas duas em que Vingadores: Ultimato continua na briga, por enquanto.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.