No Festival de Cannes, um prêmio especial conquista o coração do público: o Palm Dog, celebração anual dos cães que participam de filmes do festival. Em 2023, a honraria foi dada ao famoso e querido cachorro Messi, de Anatomia de uma Queda. Neste ano, o novo campeão é Kodi, vira-lata que estrela a comédia franco-suíça Dog on Trial.
Segundo Toby Rose, o fundador do Palm Dog, Kodi está se aproximando de seu décimo aniversário. Em breve, ele se aposentará do cinema, mas se surpreende por ter entregado um “belo canto do cisne de quatro patas”.
O Palm Dog também conta com um “Grande Prêmio do Júri”, concedido a Xin, um cruzamento de Jack Russell com galgo que brilhou no filme Black Dog.
Leia também
Quem já recebeu o Palm Dog?
O amado prêmio para as estrelas caninas foi fundado em 2001 e é considerado uma parte leve e divertida do festival. Entre os pets escolhidos, estão cães de todos os tipos e idades, que encantaram pelo seu talento nas telonas. Veja os últimos vencedores:
- 2023: Messi, de Anatomia de Uma Queda
O Border Collie mais famoso de 2023 ficou conhecido por seu papel no filme francês, com direito a uma cena que exigiu habilidades teatrais do ator canino. Com nome de craque, Messi chegou a passar pelo tapete vermelho do Oscar.
- 2022: Brit, de War Pony
O poodle cinzento que estrela War Pony levou a honraria em 2022. As diretoras Riley Keough e Gina Gammell exaltaram o pet na cerimônia, chamando Brit de “lenda”.
- 2021: Rosie, Dora e Snowbear de O Souvenir: Parte II
A premiação não ocorreu em 2020 devido à pandemia. Em 2021, três cães da raça springer spaniel, de Tilda Swinton, conquistaram o prêmio. Os pets não puderam comparecer, então a atriz recebeu a honraria por eles.
- 2019: Sayuri, que interpretou Brandy em Era Uma Vez em Hollywood
No filme de Tarantino, Brad Pitt (Cliff) tem um fiel escudeiro, Brandy, interpretado por três cachorros. No entanto, só a pitbull Sayuri é creditada como a intérprete do personagem, levando o prêmio.
- 2018: Elenco canino de Dogman
Dogman, filme de Luc Besson, teve um grande elenco canino que venceu a edição de 2018. Um chihuahua, que se destacou por uma cena marcante no filme, não pôde comparecer à cerimônia - mas um sósia recebeu o prêmio por ele.
- 2017: Einstein, de Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe
O poodle Einstein, que acompanhava Dustin Hoffman e o elenco de Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe, venceu a edição de 2017.
- 2016: Nellie, de Paterson (postumamente)
Nellie, que conquistou o público no filme Paterson, de Jim Jarmusch, morreu alguns meses antes do festival de Cannes. Ela fez história ao ser o primeiro cão a receber o Palm Dog postumamente.
- 2015: Lucky, de As Mil e Uma Noites
Ator de Mil e Uma Noites, o cão, metade maltês e metade poodle, venceu o prêmio de 2015. Em seu discurso de agradecimento, ele latiu algumas vezes.
- 2014: Elenco canino de Deus Branco
O filme húngaro, cuja trama é centrada em um grupo de cães, foi amplamente contemplado pela honraria em 2014. Todo o elenco canino recebeu o prêmio, com vencedores de vários tamanhos e raças.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.