Fernanda Montenegro estrela o filme ‘Vitória’, baseado em história real; veja trailer

Longa estreia nos cinemas brasileiros no ano que vem. Trama retrata como Joana da Paz, aos 80 anos, desmascarou traficantes e policiais corruptos no Rio de Janeiro, em 2005

PUBLICIDADE

Foto do author Gabriela Caputo
Atualização:

Fernanda Montenegro, que completou 95 anos na semana passada, tem um novo filme a caminho dos cinemas – além do tão aguardado Ainda Estou Aqui. A atriz estrela Vitória, baseado em uma história real, que acaba de ganhar trailer. A estreia está programada para 13 de março de 2025.

PUBLICIDADE

Fernanda Montenegro interpreta Dona Nina, uma senhora solitária. Aflita com a violência em sua vizinhança, ela passa a documentar os crimes do tráfico por conta própria, durante meses, em imagens registradas em fitas VHS. Nina acaba chamando a atenção de um jornalista, que tenta ajudá-la na missão de denúncia.

A trama é baseada na história real de Joana da Paz, a mulher responsável por desmascarar uma quadrilha de traficantes e policiais corruptos na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, no Rio de Janeiro, na década de 2000. Aos 80 anos, da janela de sua casa, filmou toda a movimentação, a fim de denunciar às autoridades.

Cena de Vitória, filme com Fernanda Montenegro Foto: Globo Filmes/Divulgação

Quando o caso ganhou repercussão na mídia, em 2005, ela se tornou Dona Vitória, nome escolhido pelo programa de proteção a testemunhas. Viveu escondida até a sua morte, em 2023.

Publicidade

A narrativa é construída a partir das reportagens originalmente publicadas pelo jornalista Fabio Gusmão no Extra. No filme, ele é interpretado pelo ator Alan Rocha. O elenco conta ainda com Linn da Quebrada, Laila Garin e Thawan Lucas.

A direção de Vitória foi assumida por Andrucha Waddington após a morte do amigo, o cineasta Breno Silveira, que sofreu um ataque cardíaco na época do início das filmagens. Waddington é casado com a atriz Fernanda Torres, filha de Montenegro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.