PUBLICIDADE

Festival de Berlim vai mostrar a máfia do ponto de vista feminino

A série italiana ‘The Good Mothers’ mostra uma juíza que mira esposas e mães dos mafiosos da região da Calábria

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Ansa - A próxima edição do Festival de Berlim, entre 16 e 26 de fevereiro, vai exibir uma série italiana que retrata o mundo da ‘Ndrangheta, a poderosa máfia calabresa, mas sob o ponto de vista das mulheres.

Com o selo Disney+, The Good Mothers é inspirada em um livro homônimo escrito pelo jornalista britânico Alex Perry e foi selecionada para a seção Berlinale Series, que, neste ano, dará um prêmio à melhor produção pela primeira vez.

Detalhe do cartaz da série italiana, que trata da máfia da Calábria Foto: Disney+

PUBLICIDADE

A série é estrelada por Gaia Girace, conhecida por sua interpretação de Lila em My Brilliant Friend, e também conta com Valentina Bellè, Barbara Chichiarelli, Francesco Colella, Simona Distefano, Andrea Dodero e Micaela Ramazzotti.

Composta por seis episódios, The Good Mothers narra a história de uma magistrada, Anna Colace (Chichiarelli), que decide atacar a ‘Ndrangheta mirando suas mulheres, como esposas e mães dos chefões, figuras sempre marginalizadas pela violência e pelo sistema patriarcal das máfias.

O nome ‘Ndrangheta tem origem grega e é derivado de “andragathia”, que significa coragem e lealdade.

A ‘Ndrangheta se estabeleceu como a máfia mais poderosa da Itália hoje, especialmente após uma forte ação policial contra a Camorra e a Cosa Nostra nas últimas décadas.

Suas operações cobrem todos os continentes do mundo e faturam cerca de US$ 60 bilhões por ano - ironicamente, está estabelecida em uma das regiões mais pobres da Itália.

Publicidade

Para o comércio, o que vale é o uso da cocaína como dinheiro. O grupo é dominante no mercado mundial e estima-se que controle até 80% do tráfico da droga na Europa.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.