Motel Destino, do diretor brasileiro Karim Aïnouz, está na seleção oficial do Festival de Cannes de 2024 e é o único filme latino-americano da lista, que conta com produções de Francis Ford Coppola e Yorgos Lanthimos. A 77ª edição da premiação francesa será realizada entre 14 e 25 de maio. LEIA ENTREVISTA COM O DIRETOR.
Motel Destino é protagonizado por Fábio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha. O filme é um thriller erótico gravado inteiramente no Ceará, que conta a história de Heraldo, um jovem que chega a um estabelecimento de beira da estrada e transforma completamente a vida cotidiana do local.
Apresentado como “um retrato íntimo de uma juventude cujo futuro foi roubado por uma elite tóxica e esmagadora”, o filme é o oitavo trabalho do diretor e marca sua sexta passagem por Cannes.
Em 2023, o Aïnouz também fez parte da seleção oficial do festival com Firebrand, longa estrelado pela vencedora do Oscar, Alicia Vikander, e por Jude Law, que ainda é inédito no Brasil.
O cineasta celebrou em suas redes sociais a indicação: “Cheio de alegria! Hoje é carnaval no Ceará!”. Ele é idealizador dos sucessos Madame Satã e Céu de Suely.
Motel Destino é uma colaboração entre a Cinema Inflamável e Gullane, com coprodução internacional da Maneki Films da França e The Match Factory da Alemanha, em parceria com Brouhaha Entertainment e Written Rock Films (Reino Unido).
Além disso, o filme conta com coprodução da Globo Filmes, Telecine e Canal Brasil, e recebeu apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. No mercado nacional, a distribuição ficará a cargo da Pandora Filmes, enquanto as vendas internacionais serão gerenciadas pela The Match Factory.
A narrativa nasceu da parceria de Aïnouz com o Laboratório de Roteiro do Porto Iracema das Artes, escola de formação técnica e criativa para alunos da rede pública de ensino, sediada em Fortaleza, da qual é um dos orientadores.
Confira a lista completa dos indicados
- O Segundo Ato de Quentin Dupieux
- O aprendiz de Ali Abbasi
- Motel Destino de Karim Aïnouz
- Bird de Andrea Arnold
- Emilia Perez de Jacques Audiard
- Anora de Sean Baker
- Megalopolis de Francis Ford Coppola
- The Shrouds de David Cronenberg
- The Substance de Coralie Fargeat
- Grand Tour de Miguel Gomes
- Marcello Mio de Christophe Honoré
- Feng Liu Yi Dai de Jia Zhang-Ke
- All We Imagine as Light de Payal Kapadia
- Kinds of Kindness de Yorgos Lanthimos
- L’amour Ouf de Gilles Lellouche
- Diamant Brut de Agathe Riedinger
- Oh, Canada de Paul Schrades
- Limonov - The Ballad de Kirill Serebrennikov
- Parthenope de Paolo Sorrentino
- The Girl with the Needle de Magnus Von Horn
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.