Futuro de ‘Matrix’ está ligado com o avanço das novas tecnologias

Equilibrando-se entre a crítica e o olhar apurado, franquia dá indicação de que há mais coisas a serem discutidas

PUBLICIDADE

Foto do author Matheus Mans

Quando Matrix chegou aos cinemas, em 1999, a internet estava apenas dando os seus primeiros passos. Celulares eram “tijolões” e a internet era discada. Por isso, foi impactante ver o que as diretoras Lilly e Lana Wachowski criaram no filme estrelado por Keanu Reeves: não só foi usada tecnologia de ponta atrás das câmeras, como a história trouxe provocações.

Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss voltam a viver Neo e Trinity no novo filme da franquia 'Matrix'. Foto: Warner Bros

PUBLICIDADE

As máquinas dominaram a realidade. Digital frente ao físico. Thomas A. Anderson, personagem de Reeves, precisou optar pela pílula vermelha para quebrar o teatro em que vivia e, enfim, ver o que havia por trás das cortinas. Havia algo de deslumbramento no olhar das duas cineastas, mas predominava o medo. No que aqueles computadores em formato de caixote iriam se transformar? 

Mais de vinte anos depois, quando Matrix Resurrections chega aos cinemas, o cenário é radicalmente diferente. As coisas estão ainda mais conectadas, mais digitais. As máquinas deixaram de ser um ente enigmático para fazer parte da rotina das pessoas. Isso é refletido no novo filme: humanos e máquinas vivem lado a lado. No entanto, a provocação vai além do que é exibido no novo longa-metragem: até quando os humanos poderão ser parceiros da tecnologia?

Lana Wachowski ainda não disse se pretende fazer um Matrix 5. Há, porém, espaço de sobra para que a cineasta explore mais: a realidade aumentada e virtual, metaverso, hologramas, digitalização de pessoas e, é claro, vício em tecnologia.

Obviamente, não se pode esperar algo simples de Lana ou de Lily - o cinema das duas, nunca foi confortável. É justamente isso que as pessoas precisam: um cutucão para que olhem ao seu redor, vejam a tecnologia que existe de maneira quase ostensiva, e pensem para qual caminho o mundo segue conforme as máquinas entram na rotina.

Matrix Resurrections é um filme bem diferente dos outros ao falar sobre, principalmente, amor. Só que, lá no fundo, ainda há um espaço para que os comentários sobre tecnologia ganhem força futuramente. Há temas de sobra que se encaixam na história da franquia e as irmãs, sem dúvida, sabem disso. Assim, só resta a torcida para voltarmos para dentro da Matrix

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.