O Último Azul, filme brasileiro dirigido por Gabriel Mascaro, venceu o Grande Prêmio do Júri do Festival de Berlim de 2025 na noite deste sábado, 22. A honraria é a segunda maior da Berlinale, ficando atrás apenas do Urso de Ouro.

Leia também
O troféu, também conhecido como Urso de Prata, foi o penúltimo entregue. Mascaro subiu ao palco acompanhado pelos atores Rodrigo Santoro e Denise Weinberg e fez um breve discurso de agradecimento, em inglês. Confira abaixo a íntegra, já traduzida:
O discurso de Gabriel Mascaro no Festival de Berlim
“Obrigado. Estou muito feliz aqui, e honrado em receber esse prêmio. Muitos filmes que me inspiraram como cineasta estrearam aqui. Gostaria de expressar a minha profunda gratidão ao júri por confiar esse prêmio ao meu filme.
Esse filme existe graças à dedicação de muitas pessoas que trabalharam duro para transformar esse sonho em realidade. Eu gostaria de agradecer aos produtores, ao elenco e à toda equipe por colocarem seus corações e almas neste filme.
O Último Azul fala sobre o direito de sonhar e acreditar que nunca é tarde para encontrar um novo significado na vida. Muito obrigado."
Clique aqui para conhecer mais sobre O Último Azul e conferir a lista completa de vencedores do Festival de Berlim 2025.