A Itália lançou neste domingo, 17, uma série de vídeos dirigidos pelo cineasta Giuseppe Tornatore, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro por Cinema Paradiso, para incentivar a vacinação contra o novo coronavírus.
Em entrevista à emissora pública Rai, o diretor contou que preparou uma "trilogia" para a iniciativa. "Um [vídeo] está pronto, o segundo está na montagem e o terceiro será em seguida. Talvez, depois, haja um quarto", disse.
Segundo Tornatore, ele foi convidado pelo coordenador das ações do governo italiano contra a pandemia, Domenico Arcuri, e aceitou "imediatamente". A parceria não prevê cachê.
"As pessoas que ainda estão inseguras, que dizem que não querem ser vacinadas, não devem ser culpabilizadas, mas sim compreendidas e ajudadas", acrescentou.
"As dúvidas ajudam", diz a idosa. Enquanto a filha vai embora, a mãe reforça: "Você deve se amar". Neste momento, o vento faz voar a tela plástica, para a alegria da idosa. "A ideia era evitar a dimensão didática, focando em transmitir uma reflexão por meio de um clima emotivo", afirmou Tornatore.
As autoridades sanitárias da Itália já aplicaram 1.118.594 vacinas, o que representa 79,4% das doses disponíveis. O país é um dos mais penalizados pela pandemia em todo o mundo e contabiliza quase 2,4 milhões de casos e 81,8 mil óbitos.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.