O Globo de Ouro 2025 divulgou sua lista de vencedores na noite deste domingo, 5. Entre os destaques está o filme brasileiro Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, que competiu em duas categorias, e venceu a de melhor atriz dramática, com Fernanda Torres -- uma vitória história, já que ela é a primeira brasileira a levar um Globo de Ouro da categoria.
Os melhores filmes foram O Brutalista (drama) e Emilia Pérez (comédia ou musical). Entre as séries, Hacks (comédia ou musical), Xógum (drama) e Bebê Rena (minissérie) foram as ganhadoras.
‘Ainda Estou Aqui’ no Globo de Ouro 2025
O longa de Walter Salles disputou como Melhor Filme em Língua Não Inglesa, mas quem levou a melhor foi o francês Emilia Pérez, de Jacques Audiard. A categoria foi apresentada por Sharon Stone e, durante a exibição dos indicados, foram mostrados brevemente frames das cenas em que a personagem Eunice Paiva aparece nadando no mar carioca e posando para fotógrafos da revista Manchete ao lado dos filhos na porta de casa. O público brasileiro fez diversas postagens nas redes sociais após o fato.
O melhor ainda estava por vir. Viola Davis surgiu no palco para apresentar a categoria de melhor atriz dramática. A transmissão oficial chegou a dar um close com destaque no rosto de Fernanda Torres quando Davis fez elogios às colegas e citou o primeiro nome de cada uma. Fernanda também sorriu quando seu nome foi anunciado entre as indicadas e seu rosto apareceu no telão. Visivelmente emocionada e surpresa quando a vitória foi anunciada, Torres subiu ao palco e citou a mãe, Fernanda Montenegro, no discurso - ela disputou um Globo de Ouro em 1999, por sua atuação em Central do Brasil, mas não conseguiu levar a melhor (clique aqui para relembrar).
O discurso de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025
“Meu Deus, não preparei nada, porque eu já estava feliz [com a indicação]. Este é um ano maravilhoso para performances femininas. Tantas atrizes aqui que eu admiro tanto. Vou agradecer a você, Walter Salles [diretor de Ainda Estou Aqui], meu parceiro, meu amigo. Que história, Walter! E, claro, quero dedicar [o Globo de Ouro] à minha mãe. Vocês não têm ideia. Ela estava aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte pode resistir ao longo da vida, mesmo em momentos difíceis, como essa maravilhosa Eunice Paiva que eu fiz”, disse.
Em outro momento, concluiu: “Esse é um filme que nos ajuda a pensar em como sobreviver em tempos como esses. Para minha mãe, para minha família, para Andrucha [Waddington, seu marido], para Selton [Mello, que vive Rubens Paiva no filme], para meus filhos, para todos. Muito obrigado.”
No longa, ela vive Eunice Paiva, mulher que sofreu com o desaparecimento e morte do marido, o ex-deputado Rubens Paiva (Selton Mello), durante a ditadura militar (1964-1985). Clique aqui para ler a crítica de Ainda Estou Aqui escrita por Luiz Zanin no Estadão.
Dias antes da cerimônia, a revista Variety, por exemplo, apontou Fernanda Torres como a favorita para levar a estatueta, à frente de nomes como Nicole Kidman e Angelina Jolie. A produção recebeu elogios de diversas partes do mundo, o que levou a indicações em prêmios como o Bafta e a pré-lista de indicados a melhor filme internacional do Oscar deste ano.
Leia também
Os principais destaques do Globo de Ouro 2025
- Fernanda Torres - Ainda Estou Aqui (melhor atriz de drama)
- O Brutalista (melhor filme de drama e melhor diretor, para Brady Corbet)
- Emilia Pérez (melhor filme musical ou comédia e filme em língua não inglesa)
- Bebê Rena (melhor minissérie)
- Hacks (melhor série de comédia ou musical)
- Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (melhor série dramática)
- Demi Moore - A Substância (melhor atriz musical ou comédia)
- Jeremy Allen White (melhor ator em série de comédia ou musical pelo 3.º ano consecutivo)
Os filmes que venceram mais Globos de Ouro em 2025
- 4 - Emilia Pérez
- 3 - O Brutalista
- 1 - Ainda Estou Aqui
- 1 - Um Homem Diferente
- 1 - A Substância
- 1 - A Verdadeira Dor
- 1 - Conclave
- 1 - Flow
- 1 - Rivais
- 1 - Wicked
As séries que ganharam mais Globos de Ouro em 2025
- 4 - Xógum: A Gloriosa Saga do Japão
- 2 - Bebê Rena
- 2 - Hacks
- 1 - O Urso
- 1 - Pinguim
- 1 - True Detective: Terra Noturna
Como foi a cerimônia do Globo de Ouro 2025
A humorista Nikki Glaser fez as saudações iniciais contando uma série de piadas. “Bem-vindos ao Globo de Ouro, a grande noite do Ozempic”, começou, fazendo referência ao famoso remédio que alguns artistas usam para emagrecimento. Em outro momento, disse: “Estou numa sala cheia de produtores [de Hollywood] no hotel Beverly Hilton e, desta vez, estou usando todas as minhas roupas”.
O primeiro prêmio da noite, de melhor atriz coadjuvante em filme, foi entregue pela dupla The Rock e Auli’i Cravalho, para Zoe Saldaña (Emilia Pérez), superando as estrelas pop Selena Gomez e Ariana Grande.
Mais categorias de atuação foram entregues em seguida, sem grandes sobressaltos: Jean Smart (Hacks), Kieran Culkin (A Verdadeira Dor) e Hiroyuki Sanada (Xógum: A Gloriosa Saga do Japão). Antes de fazer o anúncio deste último, a dupla de A Substância, Demi Moore e Margaret Qualley, aparentou se distrair por cerca de cinco segundos. Pediram desculpas e o nome foi lido.
Jessica Gunning, que interpretou a stalker Martha em Bebê Rena, venceu como melhor atriz coadjuvante em série musical, de comédia ou drama. Tadanobu Asano (Xógum), vencedor da mesma categoria masculina, foi um dos mais enfáticos e alegres no discurso de agradecimento. Jeremy Allen White recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o prêmio de melhor ator em série musical ou comédia, novamente por seu trabalho em O Urso. Foi a primeira ausência entre os ganhadores da noite.
Colin Farrell (Pinguim), Jodie Foster (True Detective) e Demi Moore (A Substância) foram outros artistas de renome a ganhar uma estatueta.
“Uau. Eu realmente não estava esperando por isso. Estou em choque agora. Estou fazendo isso há muito tempo, mais de 45 anos, e essa é a primeira vez que eu ganho algo como atriz. Estou muito grata”, disse Demi em seu discurso. Sebastian Stan (O Aprendiz) ganhou um prêmio pouco depois.
Flow, uma produção da Letônia, desbancou Divertida Mente 2, uma das maiores bilheterias da história do cinema, e levou como melhor animação. Brady Corbet, de O Brutalista, foi eleito como o melhor diretor. Ao lado de Brandi Carlile, Elton John vibrou ao anunciar a vitória de Trent Reznor e Atticus Ross com o filme Rivais como melhor trilha sonora original. Já a melhor canção original ficou para El Mal, do filme Emilia Pérez. Zoe Saldaña se atrapalhou e chegou atrasada ao palco para se juntar a dupla de compositores Clément Ducol e Camille.
Nas premiações de obras como um todo, Bebê Rena, série da Netflix que conta a história de um homem vítima de uma stalker (Clique aqui para saber o que é verdade e o que é ficção na série), levou a categoria de melhor minissérie. O escocês Richard Gadd, criador da série e também seu protagonista, recebeu a honra. Hacks, disponível no streaming Max, repetiu o Globo de Ouro de 2022 e foi escolhida como a melhor série de comédia ou musical. Xógum, do Disney+, venceu como melhor série de drama.
Na reta final, os prêmios mais nobres da atuação dramática ficaram para Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui) e Adrien Brody (O Brutalista). Em seguida, O Brutalista recebeu o prêmio de melhor filme dramático, e o diretor Brady Corbet fez um desabafo lembrando que muitas pessoas lhe teriam dito que não se tratava de um filme rentável. O encerramento ficou com a premiação a Emilia Pérez, título que ganhou mais prêmios ao fim da noite.
Lista de vencedores do Globo de Ouro 2025
Confira abaixo a lista com todos os indicados, nas categorias de cinema e de TV, ao Globo de Ouro 2025. Diferentemente do Oscar, por exemplo, a premiação divide as produções entre as de drama e as de musical ou comédia. Em negrito os filmes e séries ganhadores.
Cinema
Melhor Filme (Drama)
- O Brutalista (vencedor)
- Um Completo Desconhecido
- Conclave
- Duna: Parte 2
- Nickel Boys
- Setembro 5
Melhor Filme (Musical ou Comédia)
- Anora
- Rivais
- Emilia Pérez (vencedor)
- A Verdadeira Dor
- A Substância
- Wicked
Melhor Diretor
- Jacques Audiard, Emilia Pérez
- Sean Baker, Anora
- Brady Corbet, O Brutalista (vencedor)
- Edward Berger, Conclave
- Coralie Fargeat, A Substância
- Payal Kapadia, Tudo Que Imaginamos Como Luz
Melhor Ator (Drama)
- Adrien Brody, O Brutalista (vencedor)
- Timothée Chalamet, Um Completo Desconhecido
- Daniel Craig, Queer
- Colman Domingo, Sing Sing
- Ralph Fiennes, Conclave
- Sebastian Stan, O Aprendiz
Melhor Atriz (Drama)
- Pamela Anderson, The Last Showgirl
- Angelina Jolie, Maria
- Nicole Kidman, Babygirl
- Tilda Swinton, O Quarto ao Lado
- Fernanda Torres, Ainda Estou Aqui (vencedora)
- Kate Winslet, Lee
Melhor Ator (Musical ou Comédia)
- Jesse Eisenberg, A Verdadeira Dor
- Hugh Grant, Herege
- Gabriel LaBelle, Saturday Night
- Jesse Plemons, Tipos de Gentileza
- Glen Powell, Assassino Por Acaso
- Sebastian Stan, Um Homem Diferente (vencedor)
Melhor Atriz (Musical ou Comédia)
- Amy Adams, Nightbitch
- Cynthia Erivo, Wicked
- Demi Moore, A Substância (vencedora)
- Karla Sofia Gascon, Emilia Pérez
- Zendaya, Rivais
Melhor Ator Coadjuvante (Musical, Comédia ou Drama)
- Yuri Borisov, Anora
- Kieran Culkin, A Verdadeira Dor (vencedor)
- Edward Norton, Um Completo Desconhecido
- Guy Pearce, O Brutalista
- Jeremy Strong, O Aprendiz
- Denzel Washington, Gladiador II
Melhor Atriz Coadjuvante (Musical, Comédia ou Drama)
- Selena Gomez, Emilia Pérez
- Ariana Grande, Wicked
- Felicty Jones, O Brutalista
- Margaret Qualley, A Substância
- Isabella Rossellini, Conclave
- Zoe Saldaña, Emilia Pérez (vencedora)
Melhor Roteiro
- Emilia Pérez
- Anora
- O Brutalista
- A Verdadeira Dor
- A Substância
- Conclave (vencedor)
Melhor Filme em Língua Não Inglesa
- Tudo Que Imaginamos Como Luz
- Ainda Estou Aqui
- Emilia Pérez (vencedor)
- A Garota da Agulha
- A Semente do Fruto Sagrado
- Vermiglio
Melhor Filme de Animação
- Flow (vencedor)
- Divertida Mente 2
- Memórias de um Caracol
- Moana 2
- Wallace & Gromit: Avengança
- Robô Selvagem
Melhor Canção Original
- Beautiful That Way, The Last Showgirl, Música e letra de Miley Cyrus, Lykke Li e Andrew Wyatt
- Compress/Repress, Rivais, Música e letra de Trent Reznor, Atticus Ross e Luca Guadagnino
- El Mal, Emilia Pérez, música e letras de Clément Ducol, Camille e Jacques Audiard (vencedores)
- Forbidden Road, Better Man, Música e letra de Robbie Williams, Freddy Wexler e Sacha Skarbek
- Kiss The Sky, Robô Selvagem, Música e letra de Delacey, Jordan Johnson, Stefan Johnson, Maren Morris, Michael Pollack e Ali Tamposi
- Mi Camino, Emilia Pérez, Música e letra de Clément Ducol e Camille
Melhor Trilha Sonora Original
- Conclave
- O Brutalista
- O Robô Selvagem
- Emilia Pérez
- Rivais (vencedor)
- Duna: Parte 2
Maior realização cinematográfica e em bilheteria
- Alien: Romulus
- Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice
- Deadpool e Wolverine
- Gladiador II
- Divertida Mente 2
- Robô Selvagem
- Twisters
- Wicked (vencedor)
TV
Melhor Série Dramática
- O Dia do Chacal
- A Diplomata
- Sr. e Sra. Smith
- Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (vencedora)
- Slow Horses
- Round 6
Melhor Série de Comédia ou Musical
- Abbott Elementary
- O Urso
- Magnatas do Crime
- Hacks (vencedora)
- Ninguém Quer
- Only Murders in the Building
Melhor Série Limitada, Antologia ou Filme para TV
- Bebê Rena (vencedora)
- Disclaimer
- Monstros: A História de Lyle e Erik Menendez
- Pinguim
- Ripley
- True Detective: Terra Noturna
Melhor Ator Em Série Dramática
- Donald Glover, Sr. e Sra. Smith
- Jake Gyllenhaal, Acima de Qualquer Suspeita
- Gary Oldman, Slow Horses
- Eddie Redmayne, O Dia do Chacal
- Hiroyuki Sanada, Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (vencedor)
- Billy Bob Thornton, Landman
Melhor Atriz Em Série Dramática
- Kathy Bates, Matlock
- Emma D’Arcy, A Casa do Dragão
- Maya Erskine, Sr. e Sra. Smith
- Keira Knightley, Black Doves
- Anna Sawai, Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (vencedora)
- Keri Russell, A Diplomata
Melhor Ator em Série Musical ou Comédia
- Adam Brody, Ninguém Quer
- Ted Danson, Um Espião Infiltrado
- Steve Martin, Only Murders in the Building
- Jason Segel, Falando a Real
- Martin Short, Only Murders in the Building
- Jeremy Allen White, O Urso (vencedor)
Melhor Atriz em Série Musical ou Comédia
- Kristen Bell, Ninguém Quer
- Quinta Brunson, Abbott Elementary
- Ayo Edebiri, O Urso
- Selena Gomez, Only Murders in the Building
- Kathryn Hahn, Agatha Desde Sempre
- Jean Smart, Hacks (vencedora)
Melhor Atriz Coadjuvante (Musical, Comédia ou Drama)
- Liza Colón-Zayas, O Urso
- Hannah Einbinder, Hacks
- Dakota Fanning, Ripley
- Jessica Gunning, Bebê Rena (vencedora)
- Allison Janney, A Diplomata
- Kali Reis, True Detective: Terra Noturna
Melhor Ator Coadjuvante (Musical, Comédia ou Drama)
- Tadanobu Asano, Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (vencedor)
- Javier Bardem, Monstros: A História de Lyle e Erik Menendez
- Harrison Ford, Falando a Real
- Jack Lowden, Slow Horses
- Diego Luna, A Máquina
- Ebon Moss-Bachrach, O Urso
Melhor Ator (Série Limitada, Antologia ou Filme para TV)
- Colin Farrell, Pinguim (vencedor)
- Richard Gadd, Bebê Rena
- Kevin Kline, Disclaimer
- Cooper Koch, Monstros: A História de Lyle e Erik Menendez
- Ewan McGregor, Um Cavalheiro em Moscou
- Andrew Scott, Ripley
Melhor Atriz (Série Limitada, Antologia ou Filme para TV)
- Jodie Foster, True Detective: Terra Noturna (vencedora)
- Cate Blanchett, Disclaimer
- Sofía Vergara, Griselda
- Cristin Milioti, Pinguim
- Kate Winslet, O Regime
- Naomi Watts, Feud: Capote vs. the Swans
Performance em Comédia Stand-up para TV
- Jamie Foxx
- Nikki Glaser
- Seth Meyers
- Adam Sandler
- Ali Wong (vencedora)
- Ramy Youssef
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.