Ainda Estou Aqui, filme brasileiro dirigido por Walter Salles, esteve entre os indicados ao Globo de Ouro de 2025 na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, mas não foi escolhido como o vencedor. A estatueta ficou com Emilia Pérez, representante da França.
A categoria foi apresentada por Sharon Stone e, durante a exibição dos indicados, foram mostrados brevemente frames das cenas em que a personagem de Fernanda Torres, Eunice Paiva, aparece nadando no mar carioca e posando para fotógrafos da revista Manchete ao lado dos filhos na porta de casa.
Dirigido por Jacques Audiard, Emilia Pérez era o principal nome da noite, com dez indicações. O filme musical se passa no México e é estrelado por Karla Sofía Gascón, Selena Gomez e Zoe Saldaña -- que também levou um Globo de Ouro.
Mas houve alegria para os que torciam por Ainda Estou Aqui: Fernanda Torres foi consagrada como Melhor Atriz em Filme de Drama e se tornou a primeira brasileira a receber um Globo de Ouro.
O filme conta a história de Eunice Paiva (Fernanda Torres), mulher do ex-deputado Rubens Paiva (Selton Mello), e a forma como cuidou dos filhos e lidou com o desaparecimento e posterior morte do marido durante a ditadura militar brasileira (1964-1985), e é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, seu filho.
A expectativa era grande desde que Ainda Estou Aqui chamou a atenção dos críticos e da imprensa internacional quando foi exibido - e aplaudido - no festival de Veneza em setembro de 2024.
Leia também
O The New York Times, por exemplo, destacou o longa como um “tesouro nacional” e fez comparações entre a trajetória de Fernanda Torres e sua mãe, Fernanda Montenegro. A BBC publicou que “poucos filmes criam uma representação tão singular dos efeitos de longo prazo de tais tragédias sobre aqueles que ficam para trás”. Já os sites Deadline e Variety apontaram as chances de Torres como potencial candidata ao Oscar.
No Brasil, também foi considerado como um dos melhores filmes do ano, e o escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o País no Oscar 2025 - atualmente, está entre os pré-indicados na categoria de melhor filme internacional.
Leia também
Os indicados a Melhor Filme em Língua Não Inglesa do Globo de Ouro 2025
- Tudo Que Imaginamos Como Luz (Índia)
- Ainda Estou Aqui (Brasil)
- Emilia Pérez (França)
- A Garota da Agulha (Dinamarca)
- A Semente do Fruto Sagrado (Irã)
- Vermiglio (Itália)
Onde assistir a ‘Ainda Estou Aqui’
Ainda Estou Aqui é um filme original Globoplay dirigido por Walter Salles. Ainda não está disponível para assistir no streaming, mas segue em cartaz em salas de cinema pelo Brasil. Clique aqui para ler uma crítica sobre o longa publicada no Estadão.