Maggie Smith: Lembre os melhores momentos de Minerva McGonagall em ‘Harry Potter’

A atriz que interpretou a famosa professora de ‘transfiguração’ de Hogwarts morreu nesta sexta-feira, 27, aos 89 anos

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Queiroz
Atualização:

Vencedora do Oscar e considerada uma das mais importantes atrizes britânicas, Maggie Smith terá sempre um lugar no coração dos fãs da saga Harry Potter por sua interpretação da professora Minerva McGonagall. Ela morreu nesta sexta, 27, aos 89 anos.

McGonagall era a professora de “transfiguração”, a arte da transformar um objeto em outro, de Hogwarts, a famosa escola de magia e bruxaria da saga. Ela é uma das primeiras a recepcionar o jovem bruxo e seus amigos, Rony e Hermione, que viriam a se tornar um dos trios mais icônicos do cinema.

Maggie Smith como a professora Minerva McGonagall em Harry Potter. A atriz morreu, nesta segunda, 27, aos 89 anos.  Foto: Warner Bros./Divulgação

Lembre, a seguir, alguns dos melhores e mais marcantes momentos de Maggie Smith como Minerva McGonagall ao longo dos filmes da saga Harry Potter:

Publicidade

‘Esse menino vai ser famoso’

PUBLICIDADE

Quando tudo começou, a professora Minerva também estava lá. No começo dos filmes (e livros) descobrimos que ela passou o dia observando os Dursley, a família da tia de Harry, com quem ele é deixado após Voldemort matar os seus pais. Quando se encontra com Dumbledore, Minerva logo expressa sua preocupação:

“Acha mesmo que é seguro deixá-lo com essa gente? Eu os observei o dia todo. São o pior tipo de trouxa [não bruxo] que eu já vi. Eles são mesmo. Esse menino vai ser famoso, não vai haver uma criança no nosso mundo que não conheça seu nome”, diz ela.

‘Achei um apanhador para você'

A professora era sempre severa nos filmes, mas não conseguia esconder que tinha uma preferência por sua casa, a Grifinória. Quando vê Harry voando na vassoura pela primeira vez e percebe sua habilidade, ela logo chama o garoto e o apresenta a Olívio Wood, capitão do time de quadribol. “Achei um apanhador para você”, diz ela, firme. O momento serve como um catalisador para várias cenas icônicas das partidas de quadribol ao longo da saga.

A professora Minerva McGonagall (Maggie Smith) apresenta Harry Potter e Olívio Wood. Foto: Reprodução/WarnerBros.

‘Um, dois, três’

Uma das cenas mais engraçadas dos filmes ocorre em Harry Potter e o Cálice de Fogo, quando os alunos de Grifinória estão ensaiando para o Baile de Inverno, tradição do Torneio Tribuxo. A professora Minerva está ensinando os estudantes a dançar e chama Rony para a demonstração, para a alegria e diversão de Harry e dos gêmeos Weasley.

Publicidade

‘Por que toda vez que acontece alguma coisa vocês sempre estão por perto?’

Um dos momentos mais marcantes da saga acontece no sexto filme, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, quando Harry, Rony e Hermione encontram a personagem Cátia Bell sendo enfeitiçada por um colar amaldiçoado. A professora Minerva, então, diz: “Por que toda vez que acontece alguma coisa vocês sempre estão por perto?”. Rony responde: “Acredite professora, eu me pergunto isso há 6 anos”.

‘Covarde’

Quando Harry se revela em Hogwarts em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2, no período em que o professor Snape está comandando a escola, Minerva aparece para defendê-lo. A professora lança uma série de feitiços contra Snape, que apenas se protege e logo foge, aparatando. “Covarde”, ela grita.

‘Eu sempre quis usar esse feitiço’

Durante a batalha de Hogwarts, também no último filme, a professora Minerva realiza um feitiço para ativar as proteções mágicas da escola. O momento rende duas das mais famosas frases da personagem. A primeira, ao professor Flitwick: “O nome dele é Voldermort, você pode chamá-lo assim. Ele vai tentar matar você de qualquer jeito”. Depois, quando diversos guerreiros de pedra são liberados pelos feitiços e a professora comanda que eles protejam a escola, ela completa, aos risos: “Eu sempre quis usar esse feitiço”.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.