La Femme Cinéma. Foi assim que o caderno Madame, do jornal francês Le Figaro, definiu Julia Ducournau. No Festival de Cannes do ano passado, ela ganhou a Palma de Ouro por Titane, convertendo-se na segunda mulher, em toda a história de 75 anos do evento, a receber o prêmio. Antes dela, só Jane Campion, por O Piano. Vestindo Prada, Julia tem glamour, é chique, mas que ninguém se iluda – seu discurso é radical. “Sempre fui atraída pelos autores que buscam a beleza em lugares onde ela não costuma ser encontrada e que fazem alguma coisa mais urgente e profunda do que simplesmente proporcionar prazer estético.” Seus mestres são Pier Paolo Pasolini, David Cronenberg, David Lynch, Andrei Tarkovski, Federico Fellini. Nos últimos tempos, tem mantido correspondência com Pedro Almodóvar.
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Nos dias 4 e 5, o serviço de streaming Mubi realiza um festival de cinema no Museu da Imagem e do Som (MIS). Não serão realizadas apenas projeções, mas também debates. No sábado, com mediação de Flávia Guerra, Titane será debatido por uma mulher-cinema à brasileira, a atriz e agora também diretora Bárbara Paz. No domingo, Duda Leite será o mediador e o objeto de discussão, com Loic Koutana, será Happy Together/Felizes Juntos, de Wong Kar-wai. A programação ainda contempla Shiva Baby, de Emma Seligman, Great Freedom, de Sebastian Meise, e Pleasure, de Ninja Thyberg, que fará sua pré-estreia antes de chegar à plataforma. Os ingressos e horários estão no site INTI://mis-sp-byinti.com/#/event/festival-mubi. Produtora e distribuidora de filmes, a Mubi é um serviço de streaming global que se tem destacado pela curadoria rigorosa. Contempla a obra de artistas consagrados e a de emergentes. À maneira de Cronenberg, com seus personagens que operam transformações nos próprios corpos e elas fazem deles criaturas bizarras aos olhos de seus semelhantes, Julia Ducournau, em Titane, mostra essa mulher que sofreu um acidente quando criança e o implante em seu cérebro a levou à busca de estranhos prazeres, justamente um título clássico de Cronenberg. Sexo com carros, assassinatos. O sexo atravessa todos os filmes do festival. Happy Together fez história por sua abordagem da homossexualidade. Dois chineses na Argentina, Tony Leung e Leslie Cheung. Tango e Caetano na trilha. E uma cena ao mesmo tempo deslumbrante e terrível, a sangueira no matadouro. Pleasure é sobre garota que desembarca em Los Angeles disposta a fazer carreira no pornô. A própria diretora adverte – o filme tem cenas de violência sexual que poderão chocar, ou causar mal-estar.
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Great Freedom mostra como homem é perseguido e encarcerado por sua homossexualidade na Alemanha do pós-guerra. A história tem algo de O Beijo da Mulher-Aranha, mas não propriamente pela fabulação. O protagonista estabelece uma ligação intensa com seu companheiro de cela. Shiva Baby conta a história de garota pressionada pelos pais a tomar rumo na vida. Ela mantém uma ligação tarifada com um homem casado. Ao participar de um funeral em família, aparece o amante com a mulher e o bebê. Nenhum desses filmes é o que se pode chamar de convencional. São abusados – e autorais.