Morre Maggie Smith, grande atriz inglesa conhecida por ‘Harry Potter’ e ‘Downton Abbey’, aos 89 anos

Uma das atrizes mais bem-sucedidas da televisão, cinema e teatro no Reino Unido, ela foi vencedora de dois prêmios Oscar; conheça sua trajetória

PUBLICIDADE

Por Julia Sabbaga
Atualização:

Maggie Smith, que ganhou um Oscar por Primavera de uma Solteirona em 1969 e conquistou novos fãs no século 21 como a condessa viúva de Grantham em Downton Abbey, morreu nesta sexta, 27, disse seu publicitário. Ela tinha 89 anos. Frequentemente foi considerada a mais destacada atriz britânica de uma geração que incluiu Vanessa Redgrave e Judi Dench.

Primavera de uma Solteirona lhe rendeu o seu primeiro Oscar de Melhor Atriz e também o prêmio da Academia Britânica de Cinema e Televisão (BAFTA) em 1969. Smith também recebeu um Oscar de Atriz Coadjuvante por Califórnia Suite em 1978. A atriz ainda ficou conhecida pelo papel como Minerva McGonagall, personagem de Harry Potter. McGonagall era a professora de “transfiguração” de Hogwarts, escola da saga.

Morre Maggie Smith aos 89 anos. Foto: Kirsty Wigglesworth/AP

A notícia foi confirmada por seus filhos, Chris Larkin e Toby Stephens, em comunicado divulgado pelo Guardian. “Ela morreu pacificamente no hospital nesta manhã de sexta-feira, 27 de setembro. Uma pessoa intensamente reservada, ela estava com amigos e familiares no final. Ela deixa dois filhos e cinco netos amorosos que estão arrasados com a perda de sua extraordinária mãe e avó”, disseram os filhos. “Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer à maravilhosa equipe do Chelsea and Westminster Hospital por seu cuidado e gentileza incondicional durante seus últimos dias.”

Carreira

PUBLICIDADE

Maggie Smith nasceu em Ilford, em Londres, em 28 de dezembro de 1934 e teve uma carreira extensa tanto nos palcos quanto nas telas. Além dos dois Oscars na bagagem e cinco BAFTAS, Smith também tem um Tony Award por seu papel no teatro.

Publicidade

Ela começou a atuar em 1952, aos 17 anos, interpretando Viola em Noite de Reis no teatro Oxford Playhouse, onde atuou em diversas outras peças até estrear na Broadway, em 1956. Smith rapidamente se estabeleceu como uma das atrizes icônicas do National Theatre de Londres, assim como da Royal Shakeaspeare Company. Por seu trabalho na indústria, ela foi indicada a três prêmios Tony, levando o de Melhor Atriz pela peça Lettice and Lovage, de 1990.

Sua carreira nas telas começou um pouco mais tarde, quando ela apareceu em seu primeiro filme, Child in the House, em 1956, com uma personagem não creditada. Dois anos mais tarde, Smith receberia a sua primeira indicação ao BAFTA - pelo seu primeiro papel creditado -, em Sem Saída, de 1958.

Em 1965, ela foi indicada ao seu primeiro Oscar por Otello, e, em 1969, venceu sua primeira estatueta da Academia por A Primavera de uma Solteirona. Seu segundo prêmio na cerimônia foi pelo filme de 1978, Califórnia Suite. No BAFTA, ela foi premiada por trabalhos como Uma Janela para o Amor, de 1985, e Chá com Mussolini de 2000.

Maggie Smith com seu Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por 'Califórnia Suite'. Foto: Reed Saxon/AP

Smith também estrelou sucessos como Viagens com a Minha Tia, de 1972, Morte sob o Nilo, de 1978, Mudança de Hábito, de 1992, O Jardim Secreto, de 1993 e Assassinato em Gosford Park, de 2001. Neste mesmo ano, ela estreou no elenco da franquia Harry Potter, dando vida à professora Minerva McGonagall.

Smith ainda teve uma carreira de sucesso na televisão, principalmente por seu recente papel de Lady Violet na série britânica Downton Abbey. Pelo trabalho, que tirou proveito de suas habilidades cômicas e afiadas, Smith recebeu nada menos que três prêmios Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante.

Publicidade

Em 1990, Maggie Smith recebeu o título de Dama pelo Império Britânico, e em 2014 se tornou membro da Ordem de Companheiros de Honra (CH, na sigla original), por seus serviços ao teatro. / COM AP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.