No cinema, a nova estrela Jodie Comer, enquanto o streaming destaca Robert Pattinson

Aposta das telonas, 'O último Duelo' é baseado em uma história real e ainda conta com Adam Driver e Matt Damon no elenco

PUBLICIDADE

Por Mariane Morisawa

Da última vez que Matt Damon e Ben Affleck escreveram um roteiro juntos, eles ganharam o Oscar com Gênio Indomável (1997) – e o mundo. Agora, voltam com uma história baseada em fatos e passada nos tempos da Guerra dos Cem Anos, na Idade Média. O filme tem direção de Ridley Scott, então espere muitas cenas de batalha, mas a protagonista, na verdade, é Marguerite (Jodie Comer), uma mulher que acusa um homem (Adam Driver) de estupro. 

Cena do filme 'O Último Duelo' Foto: 20th Century Studios

Uma das “scream queens” mais famosas do cinema, Jamie Lee Curtis, está de volta em Halloween Kills – O Terror Continua. 

PUBLICIDADE

No streaming, o destaque é um ciclo com a obra mais recente e ousada de Robert Pattinson. Isso mesmo, para quem ainda não sabe, ele é muito mais do que o vampiro Edward de Crepúsculo

PRÉ-ESTREIA

Publicidade

Lá Vamos Nós Dir. Nir Bergman. Aharon (Shai Avivi) dedicou sua vida a cuidar do filho Uri (Noam Imber), que está no espectro autista. Agora um jovem adulto, o rapaz precisa viver em uma residência que oferece cuidados especiais. Mas Aharon decide fugir com Uri. O filme foi selecionado para o Festival de Cannes de 2020, cancelado na última hora. No Reserva Cultural e no Espaço Itaú de Cinema – Anexo. 

ESTREIAS

O Último Duelo Dir. Ridley Scott. O longa com roteiro de Matt Damon, Ben Affleck e Nicole Holofcener é baseado em uma história real que se passou na França do século 14, quando o último julgamento por combate foi autorizado pelo Parlamento, para decidir se Jacques (Adam Driver) era culpado de estuprar Marguerite (Jodie Comer), a mulher do cavaleiro Jean (Matt Damon). O filme mostra os três pontos de vista, sem nunca duvidar da palavra de Marguerite. Exibido no Festival de Veneza. 

Halloween Kills – O Terror Continua Dir. David Gordon Green. Jamie Lee Curtis está de volta ao papel de Laurie Strode, que dá seguimento a seu embate com Michael Myers nesta sequência do original de 1978.

Publicidade

Fátima – A História de um Milagre Dir. Marco Pontecorvo. Os pequenos pastores Lúcia, Francisco e Jacinta contam terem visto Nossa Senhora. Com participações especiais de Sonia Braga e Harvey Keitel. 

Amarração do Amor Dir. Caroline Fioratti. Nesta comédia, Bebel (Samya Pascotto) e Lucas (Bruno Suzano) estão apaixonados e resolvem se casar em uma cerimônia simples. Mas o pai dela (Ary França), que é judeu, e a mãe dele (Cacau Protásio), que é umbandista, têm outros planos, que vão gerar discórdia.

Uma Janela para o Mar Dir. Miguel Ángel Jiménez. Espanhola de meia-idade, Maria (Emma Suárez) viaja para a Grécia com amigas. Lá, conhece Stefanos (Akilas Karazisis).

Sob as Escadas de Paris Dir. Claus Drexel. Duas vezes ganhadora do César, Catherine Frot interpreta uma sem-teto em Paris que vai ajudar um menino a encontrar sua mãe.

Publicidade

Taís e Taiane Dir. Augusto Sevá. Neste road movie, duas garotas (Gabriella Vergani e Yasmim Santos) saem pela estrada em busca de aventuras e de si mesmas. 

STREAMING

Especial Robert Pattinson Quem acha que o ator é só o vampiro coberto de glitter parou no tempo. Neste domingo, quatro de seus filmes mais recentes e ousados são exibidos no Telecine Cult e na plataforma: Cosmópolis, de David Cronenberg, Z: A Cidade Perdida, de James Gray, High Life – Uma Nova Vida, de Claire Denis, e O Farol, de Robert Eggers. No Telecine. 

Não Odeie Dir. Mauro Mancini. Neste drama inspirado em uma história real, o médico Simone (Alessandro Gassmann), filho de um sobrevivente do Holocausto, decide não prestar socorro a um acidentado que tem uma tatuagem nazista no peito. Atormentado pela culpa, investiga a vida do morto. Foi exibido na Semana da Crítica em Veneza. No Cinema Virtual. 

Publicidade

Novo Cinema Sul-Coreano O serviço estreia um ciclo dedicado a filmes recentes da Coreia do Sul. Moving On, de Yoon Danbi, é o primeiro, seguido por Chan-Sil Sortuda, de Kim Cho-hee, que entra dia 19, e A Dama de Baco, de E-J-yong, estreia do dia 24. A programação continua em novembro. Na MUBI. 

DAU Degeneração – Parte 1  Dir. Ilya Khrzhanovsky e Ilya Permyakov. O filme, que se passa em 1968, é mais um dos frutos do projeto que reconstruiu um instituto de pesquisa soviético em estúdio e reproduziu as condições de vida do stanilismo. Aqui, o diretor do instituto, Azhippo (Vladimir Azhippo), tenta coibir o consumo de bebida e a prática do sexo com a ajuda de um grupo de fascistas. Na Reserva Imovision.

Entre as Linhas do Jornal Dir. Joan Micklin Silver. Este drama de 1977 mostra um jornal clandestino de Boston prestes a ser adquirido por uma grande empresa. O filme participou da competição do Festival de Berlim. No Belas Artes à la Carte. 

Notícias de Casa Dir. Chantal Akerman. Neste filme de 1976, a cineasta belga, morando em Nova York, mescla imagens da cidade com textos de sua mãe, que vive em Bruxelas. Na Supo Mungam Plus. 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.