Nos 60 anos de Tilda Swinton, veja uma seleção de filmes essenciais da atriz

Artista cult, que cultivou desde cedo a aparência andrógina, conseguiu fazer a passagem do cinema independente e underground para o mainstream de Hollywood

PUBLICIDADE

Parabéns! Nesta quinta, 5, Katherine Matilda Swinton comemora 60 anos - nasceu em 1960 em Londres, no Reino Unido, numa antiga família anglo-escocesa de alta linhagem que remonta à Idade Média. Seu bisavô paterno era um político escocês e oficial de armas da Coroa. O tataravô materno era o conceituado botânico escocês John Hutton Balfour. Única filha numa família de quatro irmãos, Tilda foi criada como menino. Sempre gostou de brincadeiras selvagens. E embora tenha estudado na mesma escola, inclusive na mesma aula da futura Princesa Diana - a West Heath Girl's School, que prepara garotas da elite -, cultivou desde cedo a aparência andrógina.

Tilda Swinton milita em defesa das mulheres, dos gays e do cinema de autor. Foto: REUTERS/Stephane Mahe

PUBLICIDADE

Em Cambridge, filiou-se ao Partido Comunista da Grã-Bretanha. Poderia ter feito carreira na militância, mas o amigo Derek Jarman orientou-a para o cinema. Foi atriz dele em War Requiem, de 1989, contracenando com Laurence Olivier, e também em The Garden, Edward II e Wittgenstein. Foi Orlando, na adaptação de Sally Potter do romance famoso de Virginia Woolf. Questões de gênero deram o tom de sua carreira, e Tilda ligou-se a artistas experimentalistas e de vanguarda. Participou de uma instalação, e durante uma semana de 1995 ficou dentro de uma caixa de vidro na Serpentine Gallery, de Londres, em exposição permanente. Virou uma artista cult, e o mais interessante é que conseguiu fazer a passagem do cinema independente e underground para o mainstream de Hollywood.

Foi a Feiticeira na série adaptada de As Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis. Recebeu o Oscar de coadjuvante e o Bafta por Michael Clayton e integrou o Universo Marvel em Doutor Estranho e Vingadores - Ultimato. Coestrelou em filmes com Leonardo Di Caprio (A Praia), Tom Cruise (Vanilla Sky) e Brad Pitt (O Estranho Caso de Benjamin Button). Em 2009 presidiu o júri do Festival de Berlim e outorgou o Urso de Ouro a La Teta Asustada, de Claudia Llosa. Desde 2005 é casada com o pintor alemão Sandro Kopp. Possui um casal de filhos gêmeos, Xavier e Honor, de um casamento anterior com o dramaturgo John Byrne. Milita em defesa das mulheres, dos gays e do cinema de autor, tendo criado um projeto de cinema itinerante com Mark Cousins na Escócia.

 

Os humanos estão tão interessados em divisão, em categorizar todos nós. Estamos só começando a entender que este não é o caminho certo - não é bom dividir as pessoas e prescrever um caminho de vida para elas por causa dessa divisão, seja ela baseada em gênero, raça ou classe. [...] Eu me sinto triste dizendo que sou definitivamente heterossexual, ou definitivamente homossexual, definitivamente mulher, ou definitivamente homem. Isso me dá sono.

Tilda Swinton, atriz

 

Tilda em filmes

Publicidade

Edward II

Derek Jarman adapta a peça de Christopher Marlowe sobre o rei e sua relação com o favorito Gaveston. Foram amantes? Tilda foi melhor atriz no Festival de Veneza de 1991 pelo papel da rainha rejeitada.

Orlando

Sally Potter baseou-se no romance de Virginia Woolf para contar a história da mulher que atravessa os séculos vivendo várias vidas (e gêneros). Tilda andrógina, e o visual é requintadíssimo.

Publicidade

As Crônicas de Nárnia - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa

O primeiro filme da saga de C.S. Lewis. Durante a 2ª Guerra, os irmãos que são enviados para o interior da Inglaterra. Na velha casa descobrem o guarda-roupa que os leva ao mundo encantado de Nárnia. Tilda faz a Feiticeira. Love story - no set, ela conheceu o segundo marido, o pintor Sandro Kopp.

Michael Clayton

Tilda ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante, o Globo de Ouro e o Bafta de 2007 pelo papel no filme estrelado por George Clooney. Tony Gilroy dirige e assina o roteiro. Clooney adota Conduta de Risco - título no Brasil - ao se ernvolver em maracutaias de uma firma de advocacia.

Publicidade

Amantes Eternos

Jim Jarmusch dirige Tilda numa história de vampiros modernos que se passa em Tânger. Tom Hiddleston e ela, Adão e Eva. Serão os fundadores de uma nova humanidade?

Okja

Bong Joon-ho e a históriua da garota que defende a estranha criastura do título. Okja, uma superporca, foi geneticamernte modificada. Tilda faz a CEO que só pensa nos lucros que poderá ter em cima dela, fornecendo alimento para o futuro. Sob muitas aspectos, o filme prenuncia Parasita.

Publicidade