‘O Morro dos Ventos Uivantes’: novo filme com Margot Robbie e Jacob Elordi gera polêmica; entenda

Escalação do ator de ‘Saltburn’ e ‘Priscilla’ criou controvérsia pela etnia de Heathcliff

PUBLICIDADE

Por Julia Sabbaga

O Morro dos Ventos Uivantes, clássico da literatura inglesa escrito por Emily Brontë e publicado em 1847, ganhará uma nova adaptação, e ela já criou controvérsias em sua pré-produção. Ao anunciar a escalação de seus dois protagonistas - Margot Robbie como Cathy e Jacob Elordi como Heathcliff - o filme de Emerald Fennell já virou alvo de polêmicas, principalmente por conta da etnia do protagonista.

Jacob Elordi e Margot Robbie serão os protagonistas da nova adaptação de O Morro dos Ventos Uivantes Foto: MGM/Paramount Pictures/Divulgação

PUBLICIDADE

Apesar de Brontë nunca explicitar a etnia de Heathcliff, o personagem é descrito como um “cigano de pele escura”. Em adaptações anteriores, Heathcliff foi interpretado por Laurence Olivier e Tom Hardy, mas na mais recente, de 2011, ele foi vivido pelo ator negro James Howson. Elordi, escolhido por Fennell para o papel, é australiano e conhecido pela trilogia A Barraca do Beijo e pelos papéis em Saltburn e Priscilla.

Ao Deadline, o diretor do Centro de Escritos de Brontë, Michael Stewart, falou sobre a decisão da nova adaptação: “Com O Morro dos Ventos Uivantes, tivemos tantos anos de atores brancos interpretando um personagem de etnia tão ambígua… E as coisas mudaram agora, o jeito que representamos certas pessoas na arte e na cultura vem com uma responsabilidade que não existia há 20 anos”.

A escalação de Margot Robbie como Catherine Earnshaw também não ficou livre de críticas, mas por conta da idade da atriz. Enquanto a estrela de Barbie tem 34 anos, Cathy tem 18 no fim do livro de Brontë.

A diretora Emerald Fennell, dos sucessos Bela Vingança e Saltburn, não comentou a questão. A nova adaptação de O Morro dos Ventos Uivantes ainda não tem data de lançamento anunciada.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.