AP - Um olhar sobre os números por trás das indicações para a 95ª cerimônia do Oscar, que acontece em 12 de março, em Los Angeles.
90: Idade de John Williams, indicado a melhor trilha sonora original por ‘Os Fabelmans’
A mais recente indicação do compositor faz dele a pessoa mais velha a ser indicada a um Oscar competitivo. A diretora Agnès Varda e o roteirista James Ivory tinham 89 anos quando foram indicados em 2017. A indicação de Williams é sua 53ª - 48 por trilha sonora e 5 por canção original - colocando-o no segundo lugar de todos os tempos, atrás apenas de Walt Disney. Ele ganhou cinco, mas nenhum desde 1994.
42: Anos entre as indicações ao Oscar de Judd Hirsch
Isso quebra o recorde de 41 anos que foi mantido por Henry Fonda. Hirsch conseguiu sua primeira indicação a ator coadjuvante por Gente como a Gente, em 1981. Depois de uma longa carreira, sobretudo na televisão, ele consegue sua segunda, na mesma categoria, por Os Fabelmans, aos 87 anos.
16: Indicados pela primeira vez nas categorias de atuação
As 20 pessoas nas quatro categorias de atuação do Oscar variam de novatos, como Paul Mescal e Stephanie Hsu, a estrelas do cinema, como Jamie Lee Curtis e Brendan Gleeson. Esses quatro e outros 12 receberam suas primeiras indicações na carreira. Todos os cinco homens na categoria de melhor ator são estreantes, no ano passado todos eram veteranos.
14: Indicações para Diane Warren na carreira
A compositora continua sendo uma máquina de indicações para melhor canção original, chegando agora com Applause, de Tell it Like a Woman. É o sexto ano consecutivo em que ela é indicada. A primeira indicação foi em 1987. Seu placar competitivo no Oscar, porém, continua zero, e ela não está entre as favoritas deste ano, que tem Rihanna e Lady Gaga na lista. Mas ela pelo menos recebeu um Oscar honorário em novembro.
13: Indicações para a Polônia como melhor filme internacional
Com EO, o país europeu continua com um desempenho especialmente forte na categoria de longas internacionais. A Polônia corria o risco de se tornar a Diane Warren das nações até que Ida venceu em 2014. EO também faz parte de um grande ano para os burros no cinema. Os indicados Os Banshees de Inisherin e Triângulo da Tristeza também apresentam essas criaturas de maneiras proeminentes.
9: Indicações de melhor direção para Steven Spielberg na carreira
Sua indicação para Os Fabelmans o coloca em companhia rarefeita, mas não é um recorde - que pertence a William Wyler, com 12. Spielberg ganhou o prêmio duas vezes. Foi indicado 12 vezes como produtor de um candidato a melhor filme, vencendo uma vez, e este ano consegue sua primeira indicação como roteirista, por escrever Os Fabelmans junto com Tony Kushner.
8: Filmes em língua não inglesa indicados para longa-metragem internacional e também melhor filme
O alemão Nada de Novo no Front se tornou o mais recente a conseguir a dupla indicação. Todos os sete de seus antecessores ganharam o Oscar de longa internacional, mas apenas um, Parasita, em 2020, ganhou também o prêmio de melhor filme.
7: Atores não-brancos recebendo indicações
Foi um ano especialmente forte para atores de ascendência asiática, com um recorde de quatro indicações: Michelle Yeoh, Ke Huy Quan e Hsu por Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo e Hong Chau por A Baleia.
6: Maneiras como Alfonso Cuarón já foi indicado ao Oscar
Poucos sabiam que o habitué do Oscar por trás de Roma e Gravidade apareceria este ano, mas ele conseguiu sua primeira indicação na categoria de curta-metragem por Le Pupille, após indicações anteriores como produtor, diretor, editor, roteirista e cinegrafista.
5: Roteiristas creditados por ‘Top Gun: Maverick’
Com uma história de Peter Craig e Justin Marks e um roteiro de Ehren Kruger, Eric Warren e Christopher McQuarrie, o palco vai ficar lotado no Dolby Theatre em 12 de março se o indicado surpresa na categoria de melhor roteiro adaptado vencer.
4: Duplas indicadas a melhor direção na história
Os “Daniels”, Kwan e Scheinert, se tornam a quarta dupla a receber a honra com a indicação de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo. Duas das três equipes anteriores venceram. Jerome Robbins e Robert Wise foram indicados e premiados por codirigir o Amor, Sublime Amor original, em 1962. Joel e Ethan Coen foram indicados e venceram por codirigir Onde os Fracos Não Têm Vez, em 2008, e ganharam mais uma nomeação por Bravura Indômita três anos depois. E o ator Warren Beatty e o roteirista Buck Henry foram nomeados conjuntamente a melhor direção por O Céu Pode Esperar, em 1979.
3: Indicados a melhor filme que arrecadaram mais de US$ 100 milhões nas bilheterias norte-americanas
Os blockbusters estão de volta à disputa pelo prêmio principal do Oscar, com Top Gun: Maverick, Avatar: O Caminho da Água e Elvis - revertendo uma tendência de filmes cada vez menores e que foram direto para streaming dominando a categoria.
2: Indicações na carreira para Ryan Coogler
O diretor de Pantera Negra: Wakanda para Sempre se junta a um raro grupo que foi indicado tanto como produtor de melhor filme - para Judas e o Messias Negro, em 2020 - quanto como compositor de melhor canção original - para Lift Me Up, com Rihanna, este ano. Entre outros que conseguiram essa dupla indicação estão Quincy Jones, Spike Jonez, Barbara Streisand e Fran Walsh, que se tornou a única pessoa a vencer em ambas as categorias, por O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, em 2004.
1: Indicação ao Oscar para o produtor de sucesso Jerry Bruckheimer
O ator de 79 anos por trás de Flashdance, Con Air e Piratas do Caribe tem sua primeira chance de uma estatueta com a indicação a melhor filme de Top Gun: Maverick.
0: Mulheres indicadas para melhor direção
Depois de alguns anos contrariando tendências com vitórias consecutivas de mulheres na categoria, a Academia está de volta à sua norma histórica de indicar apenas homens para melhor direção. / TRADUÇÃO DE RENATO PRELORENTZOU
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.