Oscar 2024: quais são os filmes favoritos para a lista de indicados

‘Oppenheimer’ e ‘Barbie’ estão entre os principais cotados em várias categorias, incluindo a de melhor filme e melhor diretor; anúncio será feito na terça-feira, 23

PUBLICIDADE

Por Romain Fonsegrives/Paula Ramon

AFP - A dobradinha Oppenheimer e Barbie, que lotou os cinemas e tingiu de cinza e rosa as redes sociais no ano passado, é a grande favorita para liderar a corrida ao Oscar, cujos indicados serão anunciados na terça-feira, 23 de janeiro.

Oppenheimer, que acompanha as atribulações do chamado pai da bomba atômica, iniciou uma exitosa temporada em Hollywood e se coloca como favorito para acumular as indicações aos prêmios da Academia, incluindo de melhor filme e melhor diretor para Christopher Nolan.

Barbie e Oppenheimer geraram fim de semana histórico nas bilheterias Foto: Warner Bros Pictures/Universal Pictures/AP

PUBLICIDADE

“Definitivamente, está na dianteira porque tem peso. É importante e é bem feito”, diz à AFP Pete Hammond, colunista da publicação de entretenimento Deadline. “Nolan é um exagerado. [O filme] tem tudo”.

Barbie, de Greta Gerwig, também está no topo das previsões, apesar de ter perdido o trono no início da temporada para “Pobres criaturas”, outro filme dedicado à história de uma mulher descobrindo um mundo dominado por homens.

Embora Barbie tenha feito história com o filme de maior bilheteria de todos os tempos, com faturamento global de 1,4 bilhão de dólares (R$ 6,89 bilhões, na cotação atual), Hammond adverte que pode estar em “desvantagem” porque as comédias não costumam sobressair na principal cerimônia de premiação de Hollywood.

Publicidade

Assassinos da Lua das Flores, de Martin Scorsese; a crônica surreal Pobres criaturas, de Yorgos Lanthimos; e a comédia dramática Os Rejeitados, de Alexander Payne, também estão entre os aspirantes à disputada indicação.

“Pode haver uma surpresa”, avalia Hammond, mas entre o fenômeno “Barbenheimer” e o cenário após as primeiras premiações do ano, “parece fácil prever quais serão os dez indicados”.

Na categoria de melhor direção, o debate é mais tenso, considerando que há apenas cinco vacantes.

As apostas são altas para Nolan e Scorsese, enquanto Lanthimos, Gerwig e Alexander Payne geram expectativas.

Categorias de interpretação no Oscar

Nas categorias de interpretação, a disputa se anuncia complexa pela abundância de opções.

Publicidade

Para melhor atriz, Hammond destaca as ganhadoras do Globo de Ouro Emma Stone (Pobres criaturas) e Lily Gladstone (Assassinos da Lua das Flores).

Carey Mulligan, que interpreta a esposa do compositor Leonard Bernstein em Maestro; Annette Bening, protagonista do biográfico Nyad; e Margot Robbie, que deu vida à boneca mais famosa do mundo, poderiam completar o quadro, segundo o colunista.

Entre os intérpretes masculinos, ninguém duvida que Cillian Murphy, no papel de J. Robert Oppenheimer, receberá a indicação, “mas a disputa é acirrada”, diz Hammond.

Paul Giamatti, que já tem duas estatuetas e é candidato ao prêmio do sindicato de atores por seu papel no aclamado Os Rejeitados, é um forte candidato à indicação, assim como Bradley Cooper (Maestro), Jeffrey Wright (American Fiction) e Colman Domingo (Rustin).

“E, assim, Leonardo DiCaprio poderia ficar de fora da disputa porque esta é uma categoria muito forte”, explica.

Publicidade

O mesmo vale para as categorias de ator e atriz coadjuvantes, que provavelmente serão disputadas por atores como Robert De Niro, Robert Downey Jr., Ryan Gosling e Willem Dafoe, e atrizes como Emily Blunt, Danielle Brooks, Jodie Foster e Da’Vine Joy Randolph, que tem sido muito comentada.

Recorde global

As indicações ao Oscar, chave de ouro da temporada de prêmios em Hollywood, serão anunciadas na terça-feira, em Los Angeles às 10h30 (horário de Brasília).

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que impulsiona uma campanha por uma representação mais global, recebeu votos de membros de 93 países - um marco.

Especialistas esperam, inclusive, que duas produções de língua não inglesa disputem a cobiçada estatueta de melhor filme, prêmio que costuma ser tradicionalmente atribuído a filmes produzidos nos Estados Unidos.

O francês Anatomia de uma Queda (Justine Triet) e a coprodução assinada pelo Reino Unido Zona de Interesse (Jonathan Glazer) conquistaram a crítica na Europa e abriram espaço nos Estados Unidos.

Publicidade

Tanto Triet quanto Glazer poderiam levar o prêmio de melhor diretor.

Enquanto o sucesso de Triet, que lhe rendeu a Palma de Ouro em Cannes, não pode concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro porque a França apresentou outro candidato, o drama de Glazer, ambientado em Auschwitz, e baseado no livro de Martin Amis, é um dos favoritos na categoria.

Assim como o espanhol A Sociedade da Neve (J.A. Bayona), sobre a odisseia de uma equipe de rúgbi amador do Uruguai, quando o avião em que viajava caiu na Cordilheira dos Andes, em 1972.

A 96ª cerimônia de entrega do Oscar será apresentada pelo comediante Jimmy Kimmel e será realizada em 10 de março em Hollywood.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.