A ONG dos Estados Unidos Good Energy fez uma pesquisa e divulgou quais filmes indicados ao Oscar 2025 passam no “Teste de Bechdel Climático”, ou seja, que abordam com propriedade temas relacionados ao aquecimento global. Um único título foi aprovado no teste deste ano: a animação Robô Selvagem.

O teste faz parte de um relatório anual divulgado pela organização, chamado Climate Reality Check (Choque de Realidade Climático, em tradução livre), e avalia o quando as obras audiovisuais lançadas no último ano estão dispostas a tratar do assunto. A análise é feita em duas partes: primeiro, o teste avalia se as mudanças climáticas existem naquela obra; depois, se algum personagem conhece o assunto.
“Em um ano crítico para o clima, incluindo a própria experiência de Hollywood em primeira mão, há uma desaceleração irônica do reconhecimento climático nos filmes indicados ao Oscar em comparação com o ano anterior”, afirma o relatório. “Neste ano, Robô Selvagem, filme da DreamWorks dirigido por Chris Sanders e Peter Brown, foi o único indicado que foi aprovado, com seu retrato impressionante de nosso futuro aquático.” No Oscar 2024, três filmes foram aprovados no teste: Barbie, Missão: Impossível - Acerto de Contas Parte Um e Nyad.
Robô Selvagem, que briga pelo prêmio de Melhor Animação, conta a história épica de uma robô que naufragou em uma ilha deserta e precisa aprender a viver em harmonia com os moradores de um ambiente hostil. Aos poucos, a robô doméstica, apelidada de Roz, passa a conhecer os animais da floresta e a entendê-los, criando uma relação familiar densa com um filhote de ganso perdido.
Leia também
A história, adaptada do livro homônimo de Brown, se passa em um futuro um pouco distante, e o filme mostra o planeta como o conhecemos devastado pelas transformações do clima, que ocasionaram o aumento do nível do mar e a extinção de espécies.
“A história é impulsionada por temas de cooperação e harmonia, com Roz aprendendo a ‘falar animal’ e os animais aprendendo a aceitar essa estranha criatura”, segue o relatório. “Cada animal vence seus instintos de medo, ódio e a repulsa ao outro. Apesar de o clima não ser citado de forma explícita no diálogo, uma mensagem é clara: colaboração e compaixão são a maneira de sobreviver nosso futuro climático.”
Apesar de destacar Robô Selvagem, o teste faz menções honrosas a outros indicados ao Oscar 2025 que também exploram temas considerados relevantes, mas que não se encaixam nos padrões da análise por serem ambientados em universos de fantasia ou futuros muito distantes. São eles: Flow, Planeta dos Macacos: O Reinado e Duna: Parte 2.