As primeiras imagens de Gladiador 2, sequência do filme de 2000 de Ridley Scott, foram divulgadas nesta segunda, 1º, e surpreenderam com a transformação de seu protagonista, o ator irlandês Paul Mescal.
Ele viverá Lucius, visto no filme anterior como o filho de Lucilla (Connie Nielsen, que estrelou o original e retorna para o longa). Agora um homem adulto, ele guarda ressentimento da mãe, que o mandou para uma região fora do Império Romano ainda criança.
Mescal, apesar de um novos rostos de Hollywood, pode não ser um nome tão conhecido para aqueles que acompanharam o sucesso do primeiro filme, protagonizado por figurões como Russell Crowe e Joaquin Phoenix. No entanto, o ator de 28 anos coleciona produções aclamadas, foi indicado ao Oscar e ao Emmy e já foi até atleta.
Nascido em Maynooth, uma pequena cidade no norte da Irlanda, o artista é o mais velho de três filhos - ele tem uma irmã e um irmão. Na adolescência, jogava futebol gaélico, esporte semelhante ao nosso futebol, mas no qual os jogadores precisam fazer o gol socando ou chutando a bola.
O talento de Mescal fez com que ele jogasse na equipe sub-21 de um clube profissional. Contudo, desistiu do esporte após sofrer uma fratura na mandíbula. Nessa época, ele já começava a se dedicar à atuação - em 2017, se formou na Trinity College, em Dublin, com um Bacharelado em Artes Cênicas.
Mescal participou de algumas peças de teatro na capital irlandesa, mas o papel que o revelou ao mundo foi na minissérie Pessoas Normais (2020), produzida pela BBC e inspirada no romance best-seller de Sally Rooney, também irlandesa, sobre dois jovens que vivem um relacionamento profundamente afetado por questões sociais, familiares e psicológicas.
Coincidentemente, o personagem do ator, Connell, também estudava na Trinity College e jogava futebol gaélico. Mescal foi indicado ao Emmy pela sua performance ao lado de Daisy-Edgar Jones (de Um Lugar Bem Longe Daqui e Fresh), com quem mantém uma amizade até hoje.
A partir daí, o ator chamou a atenção de Hollywood e estrelou uma sequência de filmes aclamados, como A Filha Perdida (2021), com Olivia Colman, e Aftersun (2022), pelo qual recebeu sua primeira indicação ao Oscar. Recentemente, ele também esteve em Todos Nós Desconhecidos (2024) e Intruso (2023).
Gladiador 2, que também terá Denzel Washington, Pedro Pascal (The Last of Us) e Joseph Quinn (Stranger Things) e estreia em 14 de novembro nos cinemas, é apenas um de seus próximos projetos. Mescal está escalado para os próximos filmes de Richard Linklater (Antes do Amanhecer) e da vencedora do Oscar Chloé Zhao (Nomadland).
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.