Sapatos de Dorothy em ‘O Mágico de Oz’ vão a leilão por R$ 5 milhões

Outros artigos do musical também estão na seleção, que conta com uma série de relíquias de Hollywood

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Os icônicos sapatos vermelhos de Dorothy, usados por Judy Garland em O Mágico de Oz, de 1939, está sendo leiloado por 825 mil dólares, cerca de R$ 5 milhões, pela casa de leilões Heritage Audictions, de Dallas, nos Estados Unidos. Os lances poderão ser feitos virtualmente, até 7 de dezembro.

Sapatinhos vermelhos que fizeram parte do figurino de Judy Garland como Dorothy em O Mágico de Oz. Foto: Divulgação/Heritage Auctions

PUBLICIDADE

Uma história curiosa ronda o par: em 2005, seu antigo dono, o colecionador Michael Shaw, o emprestou para o Museu Judy Garland, que fica em Grand Rapids, Minnesota. No mesmo ano, o item foi roubado, e somente recuperado pelo FBI em 2018. O ladrão pensava que os sapatos deviam ser adornados com joias de verdade, para justificar tamanho valor.

O par de sapatinhos “de rubi”, na verdade enfeitado com lantejoulas vermelhas, é um dos últimos quatro restantes entre os usados por Judy Garland durante a gravação do musical. O museu da atriz é um dos interessados em adquirir a peça rara. Para isso, a cidade de Grand Rapids arrecadou fundos durante o festival anual em homenagem a Garland, complementando os 100 mil dólares reservados pelos legisladores de Minnesota para a compra.

Também foram anunciados no leilão outros artigos do filme, como a peruca de Dorothy (5 mil dólares), o chapéu da Bruxa Má do Oeste (100 mil dólares) e as luvas do Leão Covarde (10 mil dólares).

Leilão hollywoodiano: Martelo de Thor (2011), com lance mínimo de 15 mil dólares na Heritage Auctions. Foto: Reprodução/Heritage Auctions.

Várias outras relíquias de Hollywood estão na seleção, como a bola de vôlei apelidada de Wilson pelo personagem de Tom Hanks em O Náufrago (2000), figurinos da rainha Elizabeth II em The Crown, um par de luvas do Batman de Adam West (usado na série que foi ao ar entre 1966 e 1968), e o martelo de Thor que acompanhou Chris Hemsworth no filme de 2011.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.