Ainda Estou Aqui foi indicado ao Satellite Awards 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional. Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva no filme de Walter Salles, também foi indicada ao prêmio na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama.
O anúncio foi feito na manhã da segunda-feira, 16. A cerimônia acontecerá no dia 26 de janeiro de 2025.
A brasileira está concorrendo com Angelina Jolie (Maria), Lily-Rose Depp (Nosferatu), Nicole Kidman (Babygirl), Saoirse Ronan (The Outrun) e Tilda Swinton (O Quarto ao Lado). Ainda Estou Aqui compete com Queens, The Seed of the Sacred Fig, The Wait e Waves.
O Satellite Awards é uma premiação anual realizada pela IPA (International Press Academy), associação de jornalistas de entretenimento. A instituição foi fundada em 1996, por Mirjana Van Blaricom, e entrega prêmios desde 1997. Os vencedores da edição 2025 serão revelados em 26 de janeiro de 2025.
Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva sobre a mãe, Eunice Paiva (1929 - 2018), o filme conta a história da mulher que criou seus cinco filhos e se tornou advogada de direitos humanos após o desaparecimento do marido e assassinato do marido, Rubens Paiva (1929 - 1971), durante a ditadura militar.
Leia também
Ainda Estou Aqui foi o escolhido para representar o Brasil no Oscar e, depois de conquistar o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza, é um dos favoritos para levar a estatueta de Melhor Filme Internacional na premiação máxima de Hollywood.
O longa também foi indicado a categoria de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa no Globo de Ouro, na qual Fernanda Torres também concorre como atriz em Filme Dramático. No Critics Choice Awards, Ainda Estou Aqui concorre na categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira.
Veja o trailer
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.