'The Glorias': Julianne Moore e Alicia Vikander vivem fases da vida de Gloria Steinem

Dirigido por Julie Taymor (de 'Frida'), produção é um dos filmes mais antecipados do Festival de Cinema de Sundance; 'Aprendi o feminismo desproporcionalmente com mulheres negras', disse Steinem na estreia do longa

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PARK CITY, UTAH — Um dos filmes mais antecipados do Festival de Cinema de Sundance – que vai até domingo, 2 – era The Glorias, a incursão da diretora Julie Taymor, de Frida e Across the Universe, na vida da jornalista e ativista norte-americana Gloria Steinem. Listado na seção Premieres do festival, o filme traz Julianne Moore e Alicia Vikander interpretando Steinem em fases diferentes da sua vida – Ryan Kiera Armstrong e Lulu Wilson também vivem a pensadora em seus anos de infância e adolescência.

Baseado na autobiografia de Steinem (Minha Vida na Estrada, lançada no Brasil pela editora Bertrand), o filme reúne as quatro Glorias em um ônibus Greyhound – na viagem, elas refletem sobre alguns dos principais eventos da vida da ativista, sublinhando seu próprio desenvolvimento em relação a temas caros do feminismo: direitos reprodutivos das mulheres, igualdade de direitos perante a lei, respostas a comportamentos sexualmente inapropriados, entre outros.

Julianne Moore em cena de 'The Glorias', de Julie Taymor, uma das estreias do Festival de Cinema de Sundance 2020 Foto: Daniel McFadden/Sundance Institute

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Na premiere global do filme, em Sundance, Steinem disse que a diretora entrou em contato com ela e sua resposta foi: “você é uma gênia, pode fazer o que quiser”. Quando as pessoas a perguntavam se ela dera aprovação ao projeto, disse não entender bem a pergunta. “Eu tenho mais do que aprovação, tenho fé”, disse.

A ativista esteve apenas duas vezes no set durante a produção, filmada na maior parte no estado da Geórgia, mas também na Índia: as viagens, de maneira geral, definiram a vida de Steinem, daí a metáfora do ônibus.

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O filme usa efeitos especiais e construções animadas para mostrar certos desenvolvimentos intelectuais, mas cresce em cenas inspiradas na realidade, como quando a Gloria de Alicia Vikander viaja na classe econômica de um trem na Índia para se conectar com as mulheres dali, ou como quando a Gloria de Julianne Moore convence a líder trabalhista Dolores Huerta, católica, de que o direito reprodutivo pertence às mulheres.

The Glorias tem imenso potencial de inspirar novas gerações de mulheres (“e também queremos os homens”, disse a diretora), mas ela acredita que a produção também tem um aspecto intergeracional importante. “Seria maravilhoso exibir esse filme nas escolas”, afirmou. “Mas se o filme dizer apenas que não podemos desistir, já atingimos um objetivo também.”

O filme também mostra uma resposta sutil a uma das principais críticas ao feminismo do qual Steinem se tornou uma das principais faces: o de que ele seria predominantemente branco. Com um subtítulo provisório “Encontros com grandes mulheres”, The Glorias conta como ela própria se envolveu com o movimento: ao lado e aprendendo de mulheres negras (Dorothy Pitman Hughes, vivida por Janelle Monae, e Flo Kennedy, interpretada por Lorraine Toussaint) e indígenas (Wilma Mankiller, vivida por Kimberly Guerrero).

“Aprendi o feminismo desproporcionalmente com mulheres negras”, disse Steinem em Sundance. Ela citou dados históricos de que o feminismo sempre foi apoiado por uma parcela maior de mulheres negras do que de brancas, o que se refletiu nas eleições presidenciais dos EUA de 2016 (enquanto 94% das mulheres negras votaram em Hillary, 52% das mulheres brancas votaram em Trump, segundo diversas pesquisas divulgadas na época).

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“Eu mesma não sabia quem eram essas ativistas”, disse Taymor, falando sobre as outras personagens retratadas no longa. “Se o filme fizer as pessoas abriram o Google e procurarem esses nomes, ficarei realmente feliz, porque elas merecem seus próprios filmes.” Otimista por natureza, Steinem concluiu o debate pedindo por mudanças. “Existem duas coisas: a História e o passado. E elas são diferentes. Precisamos fazer da História um retrato bem mais preciso.”

O filme procura por um contrato de distribuição em Sundance, então, por ora, não há previsão de data para chegar aos cinemas.

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