‘Uma Vida’: História real do homem que salvou crianças do Holocausto é dica para assistir

Com Anthony Hopkins no papel do protagonista, o humanitário Nicholas Winton, longa está disponível no Prime Video

PUBLICIDADE

Por Mariana Canhisares
Anthony Hopkins no drama histórico baseado em fatos 'Uma Vida' Foto: Peter Mountain/Diamond Filmes/Divulgação

Uma Vida, drama histórico estrelado por Anthony Hopkins, chegou timidamente ao catálogo do Prime Video neste mês, contando a história real e pouco conhecida de um herói da Segunda Guerra Mundial.

A figura em questão é o empresário e humanitário inglês Nicholas Winton, que na iminência da invasão nazista à Checoslováquia, em 1938, conseguiu salvar quase 700 crianças judias dos horrores do Holocausto. A história é impressionante e, é claro, rende um drama bastante emotivo nas mãos do diretor James Hawes (Slow Horses).

PUBLICIDADE

O filme se divide entre dois momentos: a vida adulta e a velhice do seu protagonista – ou seja, o período em que elaborou e executou seu plano com outros humanitários, e o instante em que enxerga com os próprios olhos as consequências positivas da sua atitude. Isso significa que Hopkins, vencedor do Oscar em duas ocasiões (em 1992 por O Silêncio dos Inocentes e em 2021, por Meu Pai), divide o personagem com Johnny Flynn (Emma).

Juntos, os atores conduzem o espectador não só há um momento histórico marcado por violências, preconceitos e urgências, como também a uma reflexão sobre os valores vigentes na sociedade hoje.

Publicidade

Em outras palavras, embora Uma Vida não figure no Top 10 do Prime Video, esta é uma boa dica para quem gosta de dramas históricos, como A Lista de Schindler, ou simplesmente está em busca de uma história inspiradora para conferir no final de semana.

O longa, que adapta o livro homônimo escrito pela filha de Winton, ainda conta com Helena Bonham Carter no papel da mãe do protagonista, Babi Winton, e Lena Olin como sua esposa, Grete Winton.

Uma Vida - A História de Nicholas Winton está disponível no catálogo do Prime Video, mas também pode ser adquirida nas plataformas de aluguel digital.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.