O ator Wagner Moura e outros cinco brasileiros foram convidados para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e podem se tornar parte do grupo de personalidades que votam nas premiações do Oscar.
Além de Moura, que atuou em filmes como Tropa de Elite e Praia do Futuro, e dirigiu Marighella, outros cinco brasileiros foram convidados para a Academia.
São eles o documentarista João Atala (diretor de fotografia de Democracia em Vertigem) e os produtores Paula Barreto (O Casamento de Romeu e Julieta), Fabiano Gullane (Uma História de Amor e Fúria), Emilie Lesclaux (Bacurau) e Andrea Barata Ribeiro (Cidade de Deus).
Outros nomes de peso, como os atores Vanessa Kirby (Pieces of a Woman), Robert Pattinson (Tenet) e Andra Day (Estados Unidos vs Billie Holiday) e os diretores Lee Isaac Chung (Minari), Darius Marder (O Som do Silêncio) e Florian Zeller (Meu Pai) também foram convidados.
A Academia vem, nos últimos anos, ampliando sua diversidade de acordo com diretrizes estipuladas de um planejamento até 2025 e os convites são direcionados a profissionais que se destacam, com atenção especial para a inclusão e a representatividade. Ao todo, 395 pessoas foram convidadas este ano para a entidade.
Correções
Diferente do que o texto dizia, Moura e as outras personalidades foram convidados para a Academia, mas ainda podem recusar o convite, portanto ainda não entraram em definitivo para a lista de votantes do Oscar.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.