Na manhã desta quarta-feira, 15, saiu a lista dos concorrentes ao Prêmio Bafta, concedido pela Academia Britânica de Cinema e Televisão. O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, concorre na categoria Melhor Filme em Língua Não Inglesa.
Em comunicado oficial enviado à imprensa, Walter Salles celebrou a sua décima indicação ao prêmio britânico e fez questão de dedicá-la ao cineasta mexicano Alfonso Cuarón (Gravidade, Roma). “Essa é uma indicação que faço questão de compartilhar com Alfonso Cuarón, que abraçou Ainda Estou Aqui e conduziu um debate fundamental que tivemos numa sessão em Londres”, disse o brasileiro.
Leia também
Walter Salles apontou ainda uma dificuldade extra na indicação de Ainda Estou Aqui ao Bafta: o longa só chega aos cinemas ingleses no dia 21 de fevereiro. “Estava apreensivo em relação à indicação no Bafta. Diários de Motocicleta e Central do Brasil foram indicados porque ambos os filmes ficaram meses em cartaz na Inglaterra antes da votação. Ao contrário, Ainda Estou Aqui é um dos poucos filmes concorrentes que ainda não está disponível nas salas de cinema na Inglaterra”, comentou o cineasta.
Leia também
Como o filme não está em cartaz no país, parte dos mais de 900 votantes do Bafta teve que acessar o filme por um aplicativo, explicou Walter Salles. “Fazer com que as pessoas vejam o filme nessas condições é um desafio. E numa pequena tela, o impacto é sempre menor. Esse é o mesmo desafio que teremos no Oscar, aliás”, arrematou o cineasta brasileiro.
O diretor tem um histórico longo com a premiação britânica. Em 1999, Central do Brasil foi eleito o Melhor Filme em Língua Não Inglesa, e em 2002, Abril Despedaçado foi indicado na mesma categoria. Diários de Motocicleta, que em 2004 ganhou sete nomeações, recebeu os prêmios de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Trilha Sonora, para Gustavo Santaolalla.
Por aqui, o filme está em cartaz em 450 salas e teve um aumento de mais de 200% no último fim de semana. Ainda Estou Aqui já soma um público de 3,4 milhões de espectadores em dez semanas de exibição.