Pavement, banda que se apresentou no Brasil no último domingo, 19, no festival C6 Fest, vive um momento peculiar. Nesta semana, o grupo recebeu um disco de ouro com uma música lançada há 25 anos.
O motivo é o sucesso da música Harness Your Hopes, de 1999. A canção fez a RIAA (Recording Industry Association of America), organização norte-americana que certifica as faixas mais executadas no país, a dar o primeiro certificado de ouro à banda em mais de três décadas de existência. O título é equivalente ao disco de ouro.
O sucesso é uma reviravolta. Até então, o Pavement era mais conhecido por músicas como Cut Your Hair, Range Life e Here. Já Harness Your Hopes, gravada em 1997 e lançada dois anos depois, foi lançada como um lado B à época - e conhecida apenas pelos fãs mais aguerridos.
As reproduções começaram a decolar em 2017, quando a música passou a ser sugerida em playlists semanais criadas pelo algoritmo do Spotify, moldadas a partir do histórico de audição de cada perfil de usuário. Em 2022, a banda lançou um clipe da faixa para a reedição do álbum Spit on a Stranger, de 1999. Dois anos depois, ela estourou no TikTok.
Na plataforma de vídeos, passou a ser usada incontáveis vezes em coreografias. No YouTube, alcançou 3,7 milhões de visualizações. Para aproveitar o momento, a banda lançou mais um vídeo com a letra da música, em abril de 2024.
Os próprios membros da banda foram pegos de surpresa. Em entrevista ao Stereo Gum, o vocalista Stephen Malkmus afirma ter ouvido a música ser tocada em uma padaria e sequer a reconheceu. “Primeiro eu pensei estar tocando Tumbling Dice dos Rolling Stones”, disse. “Eu mal sabia que era o Spotify ou algo do tipo”.
No início dos anos 90, o Pavement fez sucesso entre a crítica e recebeu convite para tocar em festivais com bandas como o Sonic Youth. Apesar disso, sempre se mostraram avessos a tentar atingir o mesmo patamar de audiência daquela geração.
“Nós tínhamos uma obsessão de realizar algum grande feito na vida e, depois, seguir em frente ”, disse Malkmus em uma entrevista à revista Rolling Stone. Já o percussionista Bob Nastanovich disse ter pavor de fazer grandes shows. “Foi muito para minha cabeça tocar na frente de 4 mil pessoas”, relembra para a publicação.
Desde então, a banda foi cultuada pelo cenário indie, mas sem o grande alcance agora proporcionado pelos algoritmos.
Escute Harness Your Hopes
Banda se apresentou no Brasil
No Brasil pela segunda vez, o Pavement foi destaque do festival C6 Fest, no Parque Ibirapuera, no domingo, 19. No início da apresentação, o percussionista Bob Nastanovich leu ao público que a apresentação seria dedicada à fã Fernanda Azevedo, produtora e ícone da cena alternativa mineira, morta dias antes da apresentação na capital paulista.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.