Curiosos e saudosistas vão à estreia de cine drive-in em São Paulo

Belas Artes exibiu ‘Apocalipse Now’, no Memorial da América Latina, para assistir dentro dos carros

PUBLICIDADE

Foto do author Gilberto Amendola

Quem poderia imaginar que um dos efeitos colaterais da covid-19 seria a volta do drive-in? Aquilo que só existia na fantasia dos cinéfilos mais saudosistas ou na memória dos mais antigos renasceu como opção para esses tempos de isolamento. Agora, é cada um no seu quadrado. Ou melhor, cada um no escurinho do próprio carro. 

Nesta quarta-feira ocorreu a primeira sessão oficial (aberta ao público) do projeto Belas Artes Drive-in, uma parceria entre o Petra Belas Artes e o Memorial da América Latina, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O espaço destinado à exibição dos filmes é o Memorial da América Latina, na Barra Funda.

O espaço destinado à exibição dos filmes é o Memorial da América Latina, na Barra Funda. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

PUBLICIDADE

O filme escolhido para a sessão de estreia parece uma referência aos nossos dias pandêmicos, o Apocalipse Now. Claro, não se trata de documentário filmado no Brasil dos últimos meses, mas do clássico dirigido por Francis Ford Coppola, em 1979, sobre a guerra do Vietnã. 

Como nada é mais como a gente imagina, minha experiência com drive-in não foi como o próprio cinema me fez sonhar. Ao invés de um encontro romântico, tive a companhia do bravo piloto Paulo Rafael Guedes, motorista do Estadão.

Publicidade

Para assistir às sessões, os ingressos precisam ser comprados com antecedência, pelo site cinebelasartes.com.br e custam R$ 65 (valem para até 4 pessoas – o máximo permitido dentro de cada carro). 

Chegamos ao portão 2 do Memorial da América Latina às 18 horas, uma hora antes da sessão. Outros quatro veículos já estavam aguardando. Para nossa surpresa, o primeiro carro não era de um cinéfilo desesperado. “Sou Uber. Estacionei aqui para esperar uma corrida. Agora que eu vi que formou uma fila atrás de mim. O que é?”, indagou Marcos Abel Soares, de 67 anos. Ao menos na fila de espera (já que no interior do Memorial seria proibido sair do carro para fazer entrevistas), o público parecia variado – de jovens que nunca tiveram essa experiência às pessoas que queriam reviver o cinema drive-in. 

“Tive muita curiosidade. Queria saber como era essa coisa do cinema no carro”, falou a designer Yarbi Oliveira, 21 anos. “Eu já fui a um drive-in. E isso foi há muito tempo. Lembro que a gente não ia muito pelo filme, mas muito mais pela diversão”, contou a professora Maria Elisa Curti, de 67 anos. 

Distância. Ao entrar no Memorial, uma equipe indica o local em que o carro deve ser estacionado. A distância entre os veículos é de 2 metros. Carros maiores são estacionados nas laterais para não prejudicar a visão de quem está atrás, com veículos mais baixos. A lotação máxima é de cem carros por sessão. 

Publicidade

O áudio do filme vem por meio de uma estação de rádio – basta sintonizar na frequência 107, 5 FM. O som do filme dentro do carro é perfeito. E ouvir a frase clássica de Apocalipse Now direto do rádio do carro é um barato: “I love the smell of napalm in the morning (Eu adoro o cheiro de napalm pela manhã)”. 

O carro da reportagem ficou na última fileira. É possível enxergar a tela e ler as legendas, mas a distância cansou um pouco a visão deste repórter (que tem 5.5 de miopia). O mais confortável seria se posicionar perto da tela, que tem 15 metros de largura por 9,5 metros de comprimento. 

Dentro do espaço do Memorial da América Latina é obrigatório o uso de máscaras. Nos carros, o uso é recomendável. E qualquer emergência deve ser comunicada acionando o pisca-alerta. Para ir ao banheiro, você deve ligar o pisca-alerta e esperar um funcionário se dirigir até o carro. É ele quem vai te encaminhar ao banheiro – que só pode ser ocupado por uma pessoa de cada vez. 

As sessões de junho já estão esgotadas, mas ingressos para julho continuam à disposição. Entre os filmes em cartaz estão Cinema Paradiso, 2001 – Uma Odisseia no Espaço e Pulp Fiction.

Publicidade

Serviço

Belas Artes Drive-In

Onde: Memorial da América Latina – Entrada pela Rua Tagipuru, s/no. - Portão 2

Quando: a partir de 17 de junho, de terça a domingo

Publicidade

Horários e Classificação indicativa: consulte a programação

Ingressos e combos deverão ser adquiridos antecipadamente através do site do Petra Belas Artes

Valores de Ingresso: R$65,00 para carro com até 4 pessoas

Capacidade para 100 carros por sessão

Publicidade

Mais informações e vendas através do site: https://www.cinebelasartes.com.br/drive-in/

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.