Da Vinci ‘intuiu’ segredo da gravidade descoberto por Newton, indica pesquisa

Pintor e inventor estava próximo de definir a constante gravitacional “g” com 97% de precisão quase 100 anos antes do físico britânico

PUBLICIDADE

Por ANSA
Atualização:

ANSA - Desenhos de experimentos realizados por Leonardo da Vinci (1452-1519) mostram que o gênio italiano estava estudando que a gravidade é uma forma de aceleração e que “intuiu” a descoberta de Isaac Newton (1643-1727) quase 100 anos antes da teoria do físico britânico.

PUBLICIDADE

Conforme a pesquisa feita por engenheiros do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e por especialistas da Universidade de Ciências Aplicadas e Artes da Suíça Ocidental (Hes-so), Da Vinci estava próximo de definir a constante gravitacional “g” com 97% de precisão.

Os pesquisadores examinaram os desenhos do Codex Arundel que representam um experimento em que um jarro se move horizontalmente despejando material (água ou, mais provavelmente, grãos de areia).

Estátua de Newton, com Galileu ao fundo Foto: Essdras M Suarez/Washignton Post

A partir daí, por conta das anotações existentes no material, o italiano se mostra consciente do fato que o material que sai não cai em velocidade constante, mas estaria acelerado – e que se o jarro tivesse sido movido na mesma velocidade da força da gravidade que leva o material para baixo, então este último teria desenhado a hipotenusa de um triângulo retângulo ao cair.

Publicidade

Pequisadores usaram parte do Codex Arundel para refazer cálculo de Da Vinci Foto: Wikipedia/Domínio Público

“Há cerca de 500 anos, Leonardo da Vinci tentou revelar o mistério da gravidade e a sua conexão com a aceleração por meio de uma série de engenhosos experimentos guiado apenas por sua imaginação e de magistrais técnicas experimentais”, escreveram os pesquisadores no estudo divulgado pela revista Leonardo.

Eles ainda realizaram um experimento computadorizado com os dados de Da Vinci e apontaram que o italiano usou de maneira certa uma equação errada em seus cálculos. Se tivesse conseguido corrigir, teria definido o “g” de maneira quase perfeita.

“Não sabemos se Leonardo fez novos experimentos ou investigou a questão mais a fundo, mas o fato que estava enfrentando os problemas dessa maneira, no início dos anos 1500, demonstra como seu pensamento era avançado”, concluiu o engenheiro da Caltech, Morteza Gharib.

A Teoria da Gravidade de Newton foi criada pelo físico entre os anos de 1665 e 1666, durante uma quarentena por conta da Grande Praga de Londres.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.