PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Placas de trânsito ‘diferentonas’, obras inusitadas e nomes renomados na SP-Arte Rotas Brasileiras

Instalação Terra e Luz, de Ale Jordão e Ricardo Cardim, discure a natureza e o espaço urbano

PUBLICIDADE

Foto do author Gilberto Amendola
Atualização:

A SP-Arte Rotas Brasileiras, que acontece de 30 de agosto a 3 de setembro, apresentará 70 projetos curados especialmente por galerias de 11 estados do País.

As obras escolhidas passam por nomes renomados como Lina Bo Bardi, Iole de Freitas, Sonia Gomes e outros destaques.

Lina Bo Bardi, Poltrona Foto: Gomide&Co.

PUBLICIDADE

A Galeria Silvia Cintra + Box 4 é a responsável pelo solo de Iole de Freitas, que reunirá esculturas inéditas em aço inox, produzidas para este projeto, que acontecerá simultaneamente a duas grandes mostras da artista em cartaz no Instituto Moreira Salles de São Paulo e no Instituto Tomie Ohtake.

Com curadoria de Luisa Duarte, a Gomide&Co. apresentará peças desenhadas nos anos 1950 pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, agora relançadas pela Marcenaria Baraúna.

Já o MASP levará para a SP-Arte Rotas Brasileiras um conjunto completo de edições de arte, incluindo nomes como Dalton Paula, Erika Verzutti e o coletivo MAHKU, além de uma gravura inédita da artista mineira Sonia Gomes.

Publicidade

Instalação de Alê Jordão e Ricardo Cardim sobre natureza e espaço urbano Foto: João Liberato

Choque Cultural

A Choque Cultural apresentará a instalação Terra e Luz, criada pelo artista Alê Jordão, e o botânico, paisagista e ativista ambiental Ricardo Cardim. Alê Jordão se destaca pela arte urbana, enquanto Ricardo Cardim pelo paisagismo regenerativo.

Entre as obras está a sinalização para pedestres e os alertas de trânsito que indicam caminhos a seguir ou paradas para refletir.

Entre as sinalizações de tráfego, está uma que não leva a ponto algum, indicando o caminho que estamos tomando com a ocupação desenfreada e a falta de interação entre os seres humanos.

Sintomaticamente uma das placas apela para o fim do chat no celular, convidando o público para trocar ideias, interagir, conversar.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.