A USP presentou Emmanuel Macron com uma escultura da artista plástica Denise Milan. A artista paulista entregou ao presidente da França, no dia 27, a obra, confeccionada em quartzo e ametista, semelhante ao formato de um livro. O valor de venda da obra fica entre R$ 30 mil e R$ 180 mil, dependendo do tamanho e das pedras utilizadas.
A peça, chamada Coração do Brasil, foi dada ao chefe de estado durante uma visita dele a USP. “A obra Coração do Brasil representa os esforços conjuntos que o Brasil e a França lideram para solucionar a crise climática. A pedra ametista se forma ao superar as altíssimas temperaturas de lavas vulcânicas, símbolo da força que podemos ter para encontrar soluções para a natureza a partir da união entre os países latino americano e europeu”, diz Denise, que também entregou um poema a Macron.
Todo o conjunto de livros em pedra da escultora está na mostra Quartzoteka, apresentada com apoio da DAN Galeria na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM USP), especializada em livros raros sobre o Brasil.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.