PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Bar de audição ocupa cobertura de edifício na Martins Fontes e vira ‘acontecimento’ na noite de SP

O Matiz fica em prédio que é exemplo do estilo Art Déco na cidade

PUBLICIDADE

Foto do author Gilberto Amendola

Quem passa pela Rua Martins Fontes no início da noite já observou uma fila formando-se em frente ao número 91, mais especificamente na entrada do edifício Carlos Rusca - um dos grandes exemplos do estilo Art Déco na região central.

A cobertura daquele prédio (11ª andar) é um dos ‘acontecimentos’ da cidade neste fim de ano. Trata-se do Matiz, um bar de audição ( ou listening bar).

De origem japonesa, esse tipo de casa tem se espalhado pelas principais capitais do mundo (NY, Paris, Berlim, Tóquio, Londres). Esses bares são, basicamente, espaços para apreciação musical e de discos de vinil.

Matiz Foto: Arquivo Pessoal

PUBLICIDADE

Ao entrar no prédio, a primeira experiência é mesmo o elevador - um exemplar antigo, mas confiável. Por não comportar muitas pessoas de uma só vez, a entrada de clientes na casa não é atropelada e o ‘pinga-pinga’ de gente favorece o atendimento e a hospitalidade logo na recepção.

A chamada sala de audição do Matiz comporta 90 pessoas e foi projetada pelo engenheiro acústico pernambucano Luizinho Referência, responsável por alguns dos melhores estúdios nacionais desde os anos 1980.

Publicidade

Por lá, pelo menos na noite em que estivemos na casa, o DJ tocava MPB dos anos 60 e 70 - em uma altura agradável e com total nitidez. Ou seja, não é exatamente uma balada, mas um lugar para ouvir música, trocar ideias e etc. e tal.

O bar do Matiz Foto: Arquivo Pessoal

O Matiz também tem um rooftop com vista para o Copan. Com capacidade para aproximadamente 200 pessoas, ele já parece se transformar no espaço preferido dos frequentadores.

A cozinha do Matiz fica por conta do chef argentino Julian Rigo. A coquetelaria também é internacional. A carta autoral é dividida entre Chula Barmaid (argentina também responsável pela carta do CineClube Cortina) e o mexicano Allan Suarez - recém chegado ao País depois de uma longa carreira no premiado Hanky Pank (Cidade do México).

Dicas etílicas? Vamos lá! Experimente o Gingado Latino (tequila, jerez, licor Elder Flower, especiarias e suco verde - clarificado com leite) e o Guagua (pisco, jerez, vinho branco, água de tomate e pimenta biquinho).

Matiz Foto: Arquivo Pessoal

Serviço:

Publicidade

Matiz

R. Martins Fontes, 91 - República

Terças e Quartas das 19h à meia-noite

Quintas, sextas e sábados das 19h às 2h.

Domingo das 16h às 22h

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.