O MAB FAAP, museu que conta com um acervo de mais de três mil obras de arte, está anunciando o novo nome de seu diretor geral.
Marcos Moraes, atual Coordenador dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais, e também dos Programas Internacionais da Residência Artística FAAP - Paris, e Residência Artística FAAP - São Paulo, será o novo diretor do Museu de Arte Brasileira da FAAP.
Marcos é doutor em Arquitetura e Urbanismo, graduado em Direito e Artes Cênicas, com especialização em Arte Educação e Museu, todos pela USP, além de especialização em Museologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, está na FAAP há 30 anos.
A Presidente do Conselho de Curadores da FAAP, Celita Procopio de Carvalho fala sobre a nomeação de Moraes: “A escolha pelo nome de Marcos Moraes se deu de forma natural e unânime. Como profundo conhecedor da história da arte e exímio professor – que há 30 anos se dedica à FAAP – estamos confiantes de que o MAB seguirá nas melhores mãos e de que Marcos trará uma perspectiva renovada e diversa para nosso Museu”.
Moraes integrou os Conselhos da Escola São Paulo, da Escola Municipal de Iniciação Artística, da Secretaria Municipal da Cultura, São Paulo, Grupo de Estudo em Curadoria do MAM, o corpo de interlocutores do PIESP, o Conselho Consultivo de Artes Plásticas do Museu de Arte Moderna de São Paulo e a Comissão de Indicação do Prêmio PIPA 2020.
A Conselheira do MAB FAAP, Pilar Guillon Liotti, também falou sobre a nomeação de Marcos Moraes: “A FAAP é uma instituição que se atualiza há 77 anos, que cultiva a tradição sem deixar de observar atentamente as tendências e idiossincrasias do cenário cultural mundial e acreditamos que o Marcos vai trazer esse olhar global para dentro do Museu de forma muito enriquecedora”.
”São 30 anos de atuação como professor, coordenador, curador de exposições, inclusive no próprio MAB, e idealizador e coordenador da proposta de residência que temos hoje na FAAP. Por isso, é ainda mais significativo receber essa nomeação. E atuar dentro de uma instituição que preserva, conserva, pesquisa, difunde essa produção, me parece extremamente relevante e, para mim, é evidentemente uma honra, é uma oportunidade muito especial”, afirma o novo diretor do MAB.
Como representante da FAAP na Res Artis, a maior rede de residências artísticas do mundo, Marcos foi o principal articulador para fazer da FAAP a sede da próxima conferência anual da instituição, prevista para 2025, a primeira na América Latina.
A primeira exposição à frente da direção do MAB será a Anual de Artes, que chega à sua 54ª edição e tem abertura marcada para dia 25 de novembro, com trabalhos selecionados de jovens artistas alunos da FAAP. A Anual já lançou artistas como André Komatsu, Chiara Banfi, Lia Chaia, Marcius Gallan, Regina Parra, Rodolpho Parigi, Fernanda Galvão, Renata Haar, entre muitos outros.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.