Festa Junina no Memorial da América Latina, que acontece neste fim de semana, vai apresentar curiosidades gastronômicas.
Entre aquelas mais exóticas (pelo menos aparentemente), estão o hambúrguer de pamonha e a sopa de pedra.
O hambúrguer de pamonha vai com pão de brioche amanteigado, maionese de curau, carne bovina e fatia de pamonha com queijo minas.
Já a sopa de pedra tem uma história mais bacana. De acordo com a lenda, essa seria uma receita de um frade muito pobre, que andava em peregrinação.
Orgulhoso demais para pedir comida, ele ia de porta em porta e pedia aos donos das casas que lhe emprestassem uma panela para que ele preparasse uma sopa de pedra.
Os donos das casas permitiam e minutos depois o frade estava na cozinha preparando a tal sopa de pedra. No entanto, era preciso temperá-la - e aí é que aparecia a esperteza do padre.
Para o “tempero”, ele pedia um bocado de chouriço, sal, batata, feijão e, dessa maneira, incrementava a sopa de pedra. Ao final da refeição, ele tirava a pedra, lavava e guardava para o dia seguinte. Dessa maneira, nasceu a Sopa de Pedra.
A sopa de pedra da festa é do famoso Festival de Sopas do Ceagesp. Ela leva legumes e carnes.
A festa junina da Art Shine Eventos acontece o Memorial da América Latina, nos dia 17 e 18 de junho, das 11h às 21h. Entrada gratuita.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.