A Biblioteca Mário de Andrade recebe entre 24 de fevereiro e 7 de abril, a exposição “A Luz da Beleza”, de Luiz Moreira, com curadoria de Marcus de Lontra Costa.
A mostra reúne 37 imagens em grande e médio formato e vídeos da série visual do artista. A exposição passou pela Casa França Brasil no Rio de Janeiro em 2022 com recorde de público e agora chega na capital paulista com imagens inéditas incluídas.
”Os trabalhos de Luiz Moreira se apropriam da extrema riqueza visual e dos ritos religiosos vindos da África, dando-lhes um sentido transformador, projetando para uma estética que dialoga com técnicas e materiais tecnológicos contemporâneos: é o “afrofuturismo” que se projeta em cores vibrantes e cheias de contraste”, diz Marcus de Lontra Costa.
Luiz Moreira nasceu em São Paulo. Apesar de manter residência no centro de São Paulo, atualmente passa grande parte do tempo em Miami, sua segunda casa desde a pandemia. Sua relação com a imagem é inspirada em sua própria experiência cultural como morador do bairro Jardim Ângela até os 18 anos, na periferia da capital paulista.
Ele começou a fotografar em projetos acadêmicos no curso de Comunicação Social. Após isso, passou a explorar a fotografia de rua em São Paulo e NY, cotidiano dos grandes centros.
- Serviço
- A Luz da Beleza – Luiz Moreira
- Local: Biblioteca Mário de Andrade
- End: Rua da Consolação, 94 - Consolação - São Paulo
- Período Expositivo: 24 de fevereiro à 7 de abril de 2024
- Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 21h, e finais de semana e feriados, das 9h às 18h.
- Entrada Gratuita
Luiz Moreira indica o trabalho do coletivo Vilanismo, uma fraternidade formada por homens pretos artistas. O Vilanismo surgiu, no final de 2021, como forma de artistas pretos se articularem e incentivarem a produção artística própria e coletiva.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.