Foi em 2004 que na cozinha do restaurante Mocotó, na Vila Medeiros, em São Paulo, o chef Rodrigo Oliveira preparou o dadinho de tapioca pela primeira vez. O hoje icônico petisco nasceu de um momento de distração na execução de uma receita - que fez com que a mistura de tapioca, leite, queijo minas, ovos e manteiga endurecesse. Para não desperdiçar os ingredientes, o chef resolveu cortar a mistura em cubos e levá-los ao óleo quente. Claro, a versão final ganhou alguns ajustes antes de virar esse fenômeno que vem sendo replicado em restaurantes e bares pelo País.
O próximo passo da “saga do dadinho” vai acontecer no dia 1º de março. Nesta data, o petisco original começará a ser vendido em supermercados. Trata-se de uma parceria do chef com a NUU Alimentos, startup liderada pela empresária mineira Rafaela Gontijo.
“É um desejo antigo levar a receita original para mais e mais pessoas. Mas resolvi fazer isso com uma indústria de Patos de Minas, em Minas Gerais, que valoriza e compra de fornecedores locais. Mais do que isso, tem total alinhamento com os meus valores, a Nuu produz alimentos com uma abordagem sustentável, zerando a pegada de carbono e usando ingredientes de verdade nas suas receitas”, disse Oliveira.
O produto chega em duas versões. O tradicional seguirá os ingredientes da receita oferecida no Mocotó, já o vegano é preparado com leite de macadâmia e grãos variados como linhaça e quinoa. Nos dois casos, o molho original irá acompanhar os dadinhos.
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