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Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

“São Paulo é uma cidade que respira e consome luxo”, diz Isabela Felitti, da Marriott International

A diretora de vendas da Marriott International fala sobre as mudanças no mercado de luxo

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Foto do author Gilberto Amendola

A marca JW Marriott está celebrando 40 anos em 2024 com uma série de eventos globais. Em São Paulo, onde existe há apenas 2 anos, será organizado um almoço no próximo dia 9 de outubro para marcar a data. A coluna conversou com Isabela Felitti, diretora de vendas da Marriott International para o Brasil, para falar do mercado de luxo e da importância de SP para o setor. Leia a seguir:

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Qual o tamanho da cidade São Paulo dentro deste mercado de luxo?

São Paulo é o berço do luxo – e não só no Brasil. Mas também na América Latina. O luxo passou por uma mudança. Existem várias interpretações do que é o luxo. Luxo, por exemplo, pode ser uma economia de tempo. Não à toa, a gente sabe que São Paulo é uma das cidades com a maior frota de aviões privativos. O luxo também pode estar naquele tipo de serviço em que você consegue interpretar a linguagem não verbal do seu cliente. Luxo pode ser um conjunto de experiências autênticas e conectadas com a comunidade. São Paulo está muito inserido nisso tudo. São Paulo é uma cidade que respira e consome luxo.

Mas esse luxo vem se transformando ao longo dos anos, não?

Existem coisas no universo do luxo que são atemporais. Outras estão, claro, em transformação. Hoje, o luxo acompanha um aumento na consciência social. Questões como a do desperdício de alimentos, os impactos da pegada de carbono e toda a questão do consumo consciente são parte do que agora é considerado luxo. Todas as escolhas que a gente faz precisam de um significado. Além disso, o luxo tem um lado de inclusão. O cliente precisa se sentir bem-vindo naquele ambiente – precisamos sempre criar conexões e interconexões com as comunidades locais.

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E como a Marriott International está incluída neste contexto?

Para a Marriott International é um momento muito interessante. Por quê? Dentro da nossa rede, temos mais de 9 mil hotéis ao redor do mundo. Dentro deste contexto, temos 7 marcas de luxo que possuem características únicas para atender perfis diferentes de clientes. Em São Paulo, o JW Mariott existe há dois anos – e já conquistou um espaço de protagonismo. No Rio, a marca está presente há mais de 20 anos. Nós temos a expansão do luxo no mercado brasileiro como prioridade na América Latina. Em breve, por exemplo, abriremos na cidade o W São Paulo – que é uma das nossas marcas de luxo focada em Life Style.

Isabela Felitti, diretora da Marriott International Foto: Carol Quintanilha

São Paulo melhorou como destino turístico?

Melhorou. Mas, mais do que isso, os viajantes mudaram também. Hoje, quem faz viagens de negócio ou para participar de eventos tem uma abordagem nova e procura outras coisas. Mesmo essas viagens são oportunidades de explorar o destino de uma maneira diferente. No nosso caso, dentro das nossas propriedades, evoluímos junto com os clientes. Buscamos oferecer experiências adequadas e dentro de cada perfil de hospede.

Até o final do anos vocês inauguram o W São Paulo. Fale um pouco sobre ele...

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O W Hotels foi uma marca que sempre esteve à frente do tempo. Quando foi criada, ela foi a primeira marca do segmento Life Style. O W nasceu em Nova York – cidade que tem uma energia muito parecida com a energia de São Paulo. Uma marca com pilares fortes no universo da música, no mundo fashion, no apoio à cena local de artistas iniciantes. Aqui, vamos ter um nightclub, uma programação de alimentos e bebidas diferenciada. Vamos ter uma curadoria muito forte neste sentido. Muitas novidades estão no radar.

Além do W, quais são as próximas inaugurações?

O Hotel Tropical de Manaus fará parte da Marriott international dentro de uma marca do nosso portfólio chamada Tribute. No ano que vem, vamos abrir o The Westin – que é a nossa marca de bem-estar, que significa dormir bem, comer bem e se exercitar bem. E depois, em 2027, também vamos abrir o W Gramado. O Brasil tem uma relevância muito grande para nós.

Como São Paulo fará parte das comemorações globais da Marriott International?

JW Marriott, que é uma das nossas marcas mais icônicas, celebra 40 anos de presença mundial. Estamos há 2 anos em São Paulo e mais de 20 anos no Rio de Janeiro. Estamos celebrando tudo isso com uma série global de eventos. Eles já estão acontecendo ao redor do mundo. A edição de São Paulo será no dia 9 de outubro no JW Marriott São Paulo – em um almoço de celebração para convidados, parceiros e clientes.

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