A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo lança amanhã um conjunto de ações de fomento ao turismo gastronômico e rural do estado de SP. A atualização do programa Sabor de SP chega com a proposta de promover a culinária regional por meio de festivais, workshops de capacitação e rodadas de negócios nos dez roteiros gastronômicos mapeados pelo estado.
Entre as dez rotas gastronômicas estão: o Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e Mantiqueira; Baixada Santista e Litoral Norte; Pantanal Paulista e Tietê Vivo; entre outras.
O secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, irá assinar um protocolo de intenções com o objetivo de avançar na legislação trabalhista e fiscal do meio rural, capacitar a mão de obra do segmento e fomentar as boas práticas do setor com a criação de um selo de qualidade (ações que estão ligadas ao combate do trabalho escravo).
O acordo será firmado com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado deSão Paulo (Faesp), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Serviço Brasileirode Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com a criação de um grupo de trabalho.
“A gastronomia regional é um dos principais atrativos de quem viaja a lazer pelo estado, alémde proporcionar um contato genuíno com a cultura e a história dos municípios”, disse Lucena.
Já em relação ao turismo rural, a ideia é avançar em questões normativas e criar um plano de ação para fomentar o segmento - que conta com mais de 1.200 propriedades rurais cadastradas.
Os destinos de turismo rural estão entre os segmentos mais procurados pelo viajante desde o início da pandemia. Há pouco mais de uma década, São Paulo se consolidou como o maior destino de turismo rural no Brasil, com crescimento de quase 30% ao ano, segundo o Sebrae.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.