Uma ação criada pela Grey Brasil para o Racismo Zero, programa idealizado pela Universidade Zumbi dos Palmares que visa acabar com o racismo em ambientes de consumo, quer conscientizar a sociedade em relação aos crimes de constrangimento e humilhação a grupos minoritários.
Lançada no Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, a campanha envolve convites a estilistas como Naya Violeta para criar design de bolsas. Quando aberta, a peça exibe uma etiqueta com a lei que pune constrangimento e humilhação em estabelecimentos comerciais e um QR Code para denúncia.
O texto da Lei 14.532/2023, que prevê 2 a 5 anos de prisão e multa para quem constranger, humilhar ou cometer crimes de racismo ou injúria racial, vai virar uma etiqueta para ser afixada em bolsas.
A estilista Naya Violeta foi convidada a criar o design da primeira Bolsa Antirracista, distribuída à personalidades que irão amplificar o assunto em suas redes.
A Universidade Zumbi dos Palmares é uma instituição de ensino sem fins lucrativos focada na inclusão de pessoas negras e de baixa renda no ensino superior. Seu compromisso principal é criar um ambiente propício para debater a diversidade social, tanto local quanto globalmente.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.