Pouco antes de completar nove anos, Chico Buarque deixou o Brasil e mudou-se com a família para a Itália. O pai do menino, o sociólogo Sérgio Buarque de Hollanda, havia sido convidado para lecionar na Universidade de Roma.
Foram sete anos na cidade, onde Chico passou da infância à adolescência, andava de cima a baixo em uma bicicleta niquelada com pneus brancos, jogava bola com o amigo italiano Amadeo e viveu o primeiro amor com a menina Sandy L., o que rendeu cartas românticas e algumas aulas cabuladas.
Retornou ao Brasil em 1960 falando dois novos idiomas (o italiano e o inglês) e já com marchinhas de carnaval e crônicas na ponta da língua. Seis décadas depois, o cantor, que completa 80 anos nesta quarta-feira, 19, revelas as memórias daquele período na capital italiana em um livro: Bambino a Roma.
Publicado pela Companhia das Letras, a obra chega às livrarias em agosto. Na apresentação do livro feita pela editora, o ensaísta e poeta Silviano Santiago, que já leu a obra, disse que o escritor “mira os tempos idos para narrar e curtir a infância em Roma, como se assistisse a um filme em que todos os personagens aparentam estar de passagem por lá”.
Ele ainda adiantou que o livro será uma mistura de realidade e ficção: “No passado, o bambino brasiliano largara mão da ideia de um diário, sugerido pela mãe. Optava pelo esquecimento, que abriria espaço para a imaginação ficcional cobrir as lacunas da memória”, afirmou.
Já o escritor e tradutor Maurício Santana Dias avaliou que Bambino a Roma é “uma nova incursão ficcional de Chico Buarque por sua história familiar, desta vez na Roma de 1953-4. Nesta cartografia da memória, alegrias e paúras da infância se misturam reavivando um cotidiano quase mágico.”
O compositor e cantor já publicou mais de dez livros, entre peças de teatro, romances, contos, não ficção e até literatura infantil. Em 2019, ele recebeu o prêmio Camões, um dos mais importantes da literatura em língua portuguesa, pelo conjunto de sua obra. Veja aqui os seus livros mais premiados.
Bambino a Roma
- Autor: Chico Buarque
- Editora: Companhia das Letras, 168 págs.; R$ 79,90 | E-book: 29,90
- Lançamento: 13/08/2024
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.