Para homenagear a escritora Clarice Lispector, um dos principais nomes da literatura brasileira, que nasceu no dia 10 de dezembro de 1920, na Ucrânia, e morreu em 9 de dezembro de 1977, no Rio de Janeiro, serão realizados eventos em diversas cidades do País nos próximos dias.
Confira a programação do Hora de Clarice, realizado anualmente, e de outras instituições que se juntam agora nos 40 anos de morte da autora de A Paixão Segundo G. H. e A Hora da Estrela, cuja publicação também completa 40 anos em 2017.
SÃO PAULO 6 de dezembro Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94) 19h Exibição do filme A Hora da Estrela, de Suzana Amaral (1985)
7, 8 e 9 de dezembro Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94) 19h Musical Outra Hora da Estrela, com Jussara Silveira e Celso Sim (vozes), Danilo Andrade (piano), Muri Costa (violão) e Lan Lanh (percussão) Direção e roteiro: Eucanaã Ferraz
+ Livro mostra como Clarice Lispector pode transformar a vida de seus leitores
9 de dezembro Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94) 16h Palestra Clarice Lispector ao rés do chão: fusão de literatura e jornalismo, com o professor e pesquisador Gutemberg Medeiros Toda a programação é gratuita (retirar ingresso 1h antes de cada evento)
10 de dezembro Instituto Moreira Salles (Av. Paulista, 2424, Bela Vista) 19h “A arte de desaparecer”: bate-papo com a escritora norte-americana Idra Novey sobe a experiência de traduzir A paixão segundo G.H. para o inglês e sobre seu romance A arte de desaparecer (Editora 34, 2017), marcado pelo sumiço misterioso de uma escritora que pode – ou não – ser Lispector. Mediação Alberto Martins.* *Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento. Limite de 2 senhas por pessoa.
RIO DE JANEIRO 7 de dezembro Midrash Centro Cultural (Rua General Venâncio Flores, 184, Leblon) 20h Leitura de textos comngelo Antônio, exibição de trechos do filme A hora da estrela e conversa com Lícia Manzo e rabino Nilton Bonder.7 de dezembro Blooks Livraria (Praia de Botafogo, 316) 19h Ciclo “Clarice Lispector – 40 anos de A hora da estrela": Palestra de encerramento do ciclo organizado pela Eidtora Rocco em parceria com a livraria Blooks para celebrar os 40 anos de publicação do romance A hora da estrela, com a escritora e ensaísta Rosiska Darcy, membro da Academia Brasileira de Letras e autora de Pássaro louco e Baile de máscaras, entre outros.
+ Clarice Lispector agora é atração turística no Rio de Janeiro9 de dezembro 10h às 14h “O Rio de Clarice”: passeio idealizado e guiado pela professora e biógrafa Teresa Montero que percorre os caminhos de Clarice Lispector pelo Rio de Janeiro, passando pelos bairros Tijuca, Jardim Botânico e Leme. Ponto de encontro: Estação do Metrô São Francisco Xavier, Tijuca (em frente à bilheteria). * *Evento gratuito. Bilhetes de metrô, ônibus e ingresso no Jardim Botânico por conta dos participantes. Maiores informações: oriodeclarice@gmail.com Livraria da Travessa Shopping Leblon (Rua Afrânio de Melo Franco, 290) 17h “Clarice, Hamlet e Emily Dickinson”: Conversa com a filósofa Dília Gouveia e o editor Pedro Vasquez.10 de dezembro Instituto Moreira Salles (Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea) 18h Leitura do romance A hora da estrela com os atores Ana Carina, Raquel Iantas, Charles Fricks e Marcio Vito. Direção de Bruno Lara Resende. BELÉM7 de dezembro Saraiva Boulevard Shopping (Av. Visconde de Souza Franco, 776) 19h “A hora da estrela no conjunto da ficção de Clarice Lispector”: Conversa com Nádia Gotlib e Maria de Fátima do Nascimento.
BELO HORIZONTE10 de dezembro FNAC BH Shopping (Rodovia BR-356, 3049, Belvedere) 15h “Clarice jornalista”: palestra com a professora Aparecida Maria Nunes.POÇOS DE CALDAS9 de dezembro Instituto Moreira Salles (Rua Teresópolis, 90) 19h Palestra “Clarice Lispector na voz em drama de Maria Bethânia”: palestra com o professor de literatura brasileira Sérgio Roberto Montero Aguiar.CARAÚBAS12 e 13 de dezembro Universidade Federal Rural do Semi-Árido / Campus Caraúbas (RN 233, KM 01, Sítio Nova Esperança II) 14h às 19h, Sim, Clarice, com debates, exibição de A Hora da Estrela e da última entrevista de Clarice e conferência
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.