A adaptação para o cinema do livro brasileiro mais traduzido no mundo, O Alquimista, pode se tornar realidade nas mãos de uma das produtoras do filme Duna, estrelado por Zendaya e Timothée Chalamet. Foi o que revelou a agente literária de Paulo Coelho, Mônica Antunes, durante um encontro promovido pela Companhia das Letras nesta segunda-feira, 25.
Ao abordar as possíveis adaptações cinematográficas das obras do escritor, Mônica detalhou que os direitos de O Alquimista foram vendidos para a Warner Bros assim que o livro chegou aos EUA. O projeto já chegou a passar pelas mãos de Will Smith até chegar na produtora do longa baseado no romance de Frank Herbert.
A agente literária não chegou a citar o nome da produtora, mas a única mulher nas equipes de Duna e de Duna 2 é Mary Parent. Mônica lamenta a demora para que O Alquimista ganhe uma adaptação para o cinema.
“É um assunto que nos irrita um pouco”, diz ela. Segundo a agente, Paulo se recusa a se envolver diretamente na produção de um filme e o “atraso” se dá pela dificuldade de transformar o texto, complexo para as telas.
Leia também
“Nós apenas dissemos: ‘Só nos avise quando estiver no cinema que compraremos o ingresso e vamos assistir’”, brinca. Ainda não há a confirmação, porém, se o projeto será realmente feito por Mary Parent. Uma adaptação já confirmada dos livros do escritor é a de O Diário de Um Mago, feita pela Netflix.
O Alquimista, publicado pela primeira vez em 1988, se tornou o livro de maior sucesso de Paulo Coelho. O autor já vendeu mais de 320 milhões de livros e, ao redor do mundo, possui 88 tradutores.
Haverá um novo lançamento de Paulo Coelho?
Durante o encontro, Mônica também abordou os próximos passos da carreira de Paulo. Atualmente, a equipe do escritor se empenha em edições especiais de suas obras ao redor do mundo.
Não há, porém, previsão de um novo livro do autor. “Toda obra que o Paulo escreveu até o momento está publicada no Brasil”, garante a agente.
Conforme ela, o escritor chegou a fazer uma pausa durante a pandemia, mas não se considera aposentado. Paulo vive na Suíça. Seu último lançamento foi O Arqueiro, disponibilizado pela Companhia das Letras no ano passado.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.