Herdeiros de Rilke cedem seus ‘tesouros’ aos arquivos literários alemães

Entre os documentos estão mais de 10.000 cartas e mais de 470 livros

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

AFP - Os arquivos literários da cidade alemã de Marbach agregaram ao seu acervo milhares de cartas e livros anotados do grande poeta lírico austríaco Rainer Maria Rilke, que permaneceram por quase um século nas mãos de seus herdeiros.

Esta é a aquisição do século!”, comemorou a diretora dos arquivos literários de Marbach, Sandra Richter, em coletiva de imprensa em Berlim.

Richter se recusou a revelar quanto foi pago por esses tesouros, entregues pelas três bisnetas do poeta em um acordo confidencial.


O poeta e romancista Rainer Maria Rilke Foto: Reprodução

PUBLICIDADE


“Esses documentos maravilhosos de um dos maiores escritores e poetas estão em boas mãos em Marbach. Este tesouro vai ser valorizado, vai ser preservado, vai ser protegido”, disse a ministra da Cultura, Claudia Roth.

Entre os documentos estão mais de 10.000 cartas escritas pelo artista e cerca de 9.000 cartas de seus correspondentes, alguns também famosos, como as de seu grande amor, a psicanalista e escritora Lou Andreas-Salomé, ou do poeta francês Paul Valéry.

Além disso, são mais de 470 livros anotados por Rilke, que também foi um grande leitor e tradutor, 131 desenhos e mais de 300 fotos de todos os períodos de sua vida.


Este tesouro vai ser valorizado, vai ser preservado, vai ser protegido

Claudia Roth, ministra da Cultura


Esses documentos foram guardados por sua mãe e posteriormente por seus descendentes.

Os arquivos planejam organizar uma exposição para coincidir com o 150º aniversário do nascimento de Rilke em 4 de dezembro de 2025 e o centenário de sua morte em 29 de dezembro de 2026.

Nascido em Praga, Rilke é um dos escritores de língua alemã mais conhecidos do mundo, ao lado de Goethe, Schiller, Kafka e Thomas Mann.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.