Uma miniatura de um manuscrito de autoria da então adolescente escritora Charlotte Brontë (1816-1855) está retornando à casa onde ela passou sua infância em West Yorkshire, depois do item ter sido comprado por um museu britânico em um leilão em Paris.
O Museu Brontë Parsonage pagou 780 mil euros pelo manuscrito nunca publicado, escrito por Brontë quando ela tinha 14 anos de idade. A campanha do museu para a arrecadação de fundos foi impulsionada por um pedido da atriz Judi Dench.
Decana do teatro e cinema britânicos e presidente honorária da Brontë Society, Dench havia apelado ao público para que ajudassem a “trazer o pequeno livro de volta para casa em Haworth” fazendo doações.
“Estão absolutamente encantados. É a segunda vez que tentam comprar esse manuscrito”, disse Ed Maggs, que representou o museu na casa de leilões Drouot. “Finalmente conseguir trazê-lo de volta agora representa um grande momento”.
O manuscrito é um de uma série de periódicos escritos por Charlotte Brontë e suas irmãs e batizados por elas de The Young Gentlemen’s Magazine. Sabe-se que cinco dos seis escritos por Charlotte Brontë sobreviveram e já são de propriedade do museu.
Charlotte Brontë, conhecida pelas obras Jane Eyre e Villette, morreu em 1855.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.