O escritor e colunista do Estado Marcelo Rubens Paiva foi o vencedor da categoria romance na Escolha do Leitor do Prêmio Jabuti, com seu novo livro Ainda Estou Aqui (Alfaguara). A categoria premiou pela primeira vez em 2016, e foi realizada em parceria com a Amazon -- leitores puderam escolher entre os finalistas das categorias Romance, Contos & Crônicas e Poesia em votação na web.
Na categoria de votação popular, ainda foram premiados os livros Amora, de Natalia Borges Polesso (Não Editora) em Contos & Crônicas; e Vertigens, de Wilson Alves Bezerra (Iluminuras) em Poesia. Bezerra também é colaborador frequente do Caderno 2.
+ Marcelo Rubens Paiva trata do assassinato do pai em seu novo livro 'Ainda Estou Aqui'
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) entregou os troféus na noite de quinta-feira, 24, na cerimônia do 58.º Prêmio Jabuti, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. O evento anunciou ainda os contemplados nas categorias Livro do Ano Ficção e Não Ficção, além do “Escolha do Leitor”.
O Livro do Ano Ficção foi para A Resistência, de Julián Fuks (Companhia das Letras). O Não Ficção foi compartilhado por duas obras, um empate: Mário de Andrade: Eu sou Trezentos: Vida e Obra, do autor Eduardo Jardim (Edições de Janeiro), e Dicionário da História Social do Samba, de Nei Lopes e Luiz Antonio Simas (Civilização Brasileira).
Os primeiros colocados das 27 categorias receberam o troféu Jabuti e R$ 3,5 mil; também os vencedores dos segundos e terceiros lugares ganharam o troféu. Os vencedores do Livro do ano Ficção e Livro do Ano Não Ficção, definidos por votação por profissionais do mercado editorial, foram comtemplados, individualmente, com o prêmio de R$ 35 mil, além da estatueta dourada. Os vencedores do “Escolha do Leitor” recebem um prêmio adicional, decidido pela avaliação dos leitores, pelo site www.amazon.com.br/premiojabuti.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.