Mercado Livre terá livraria própria, aponta site especializado no mercado editorial

Gigante do e-commerce, que já oferece livros via marketplace, começará a vender diretamente, concorrendo com a Amazon

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Por Leonardo Neto
Atualização:

O Mercado Livre deve ganhar importância ainda maior no mercado editorial brasileiro. É que a gigante da internet vai começar a operar uma loja própria para vender livros diretamente. A categoria já é vendida pela plataforma, mas via markeplaces, ou seja, terceiros abrem lojas dentro do ecossistema do Mercado Livre e oferecem seus produtos. A novidade foi noticiada pelo PublishNews, portal de notícias especializado no mercado editorial.

Mercado Livre começa a vender livros diretamente Foto: Mercado Livre/Reprodução

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A iniciativa marca uma mudança de estratégia da empresa e promete acirrar a concorrência no setor, especialmente com a Amazon, atualmente líder do segmento. A nova loja operará no modelo 1P, o que significa que o Mercado Livre passará a comprar livros diretamente de editoras, gerenciar seus estoques e realizar a entrega dos produtos.

De acordo com o portal, o Mercado Livre já firmou contratos com empresas que fazem a gestão de dados e metadados, fundamentais para operação de uma loja desta natureza.

Desafios e oportunidades para o Mercado Livre

O movimento do Mercado Livre no mercado editorial traz desafios e oportunidades. Uma das principais preocupações do setor é a possibilidade de uma guerra de preços com a Amazon. Por outro lado, o Mercado Livre tem uma ampla base de clientes, que abrange todas as classes sociais e regiões do País, o que poderia atrair novos consumidores para o mercado de livros.

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Um dos pontos de atenção apontados por editores ouvidos pelo PublishNews é a logística. Inicialmente, a operação está sendo realizada com “frete dedicado”, o que significa que cada editora precisa enviar um veículo exclusivo para o Mercado Livre, o que encarece o frete e exige pedidos de alto volume. Para otimizar a operação, as editoras precisarão se adaptar aos critérios logísticos da nova loja.

A nova loja do Mercado Livre surge em um momento de transformação no mercado editorial. De acordo com Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, realizada pela Câmara Brasileira do Livro e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros, as livrarias exclusivamente virtuais são responsáveis pela maior fatia do faturamento das editoras no país desde 2022. A Amazon é, de longe, o maior player deste segmento, sobretudo depois que o Submarino e Magalu deixaram de vender livros diretamente.

Quem comandará a categoria dentro do Mercado Livre será Natália Rizzo, que está na empresa desde 2021 e desde 2024 está à frente dos segmentos de Livros e Esportes, segundo consta no seu LinkedIn.

O Mercado Livre não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

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