Morreu nesta sexta-feira, 13, Douglas Quinta Reis, um dos fundadores da Editora Devir. O velório será no Cemitério da Quarta Parada (Avenida Salim Farah Maluf, s/n - Água Rasa, São Paulo), a partir das 17h. O enterro ocorre no sábado, 14, às 9h, no mesmo local.
Fundada há 30 anos, em São Paulo, a Devir marcou época ao editar quadrinhos e divulgar a cultura do RPG no Brasil dos anos 1990. A empresa também edita e distribui material em Portugal, Espanha e outros países da América Latina.
Quadrinhos de Laerte, Angeli e Lourenço Mutarelli estão no catálogo da editora, que desde 1995 produz a versão em português do jogo de cartas Magic: The Gathering, entre muitos outros trabalhos relacionados ao mundo do RPG.
Douglas Quinta Reis também foi responsável pelo Recado Devir, fanzine que ajudou a popularizar a cultura geek no Brasil.
Reconhecido como pioneiro e incentivador de grande generosidade, o editor certamente será lembrado com carinho. A notícia de sua morte abalou o mercado editorial, de quadrinhos e de produtores e consumidores do ambiente "nerd" no Brasil. Veja algumas reações:
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.