O astrofísico e apresentador Neil deGrasse Tyson debate em novo livro, Mensageiro das estrelas: Perspectivas cósmicas sobre a civilização (Record), os dilemas contemporâneos, como o racismo, homofobia e religião.
“Muito do que pensamos e somos ensinados a valorizar vem da forma como nos distinguimos de outras pessoas. Somos isso, mas eles são aquilo. O que quer que aquilo seja, é diferente de nós. Nosso ego tende a nos forçar a nos sentirmos bem com o que somos em detrimento do que outras pessoas são. Essas são forças tribais”, disse Tyson em entrevista ao Estadão.
Nas obras anteriores, o autor traz questões complexas, como a religião, a vida extraterrestre, o fim do mundo, de forma sucinta. Aproveitando o lançamento do novo livro de Neil deGrasse Tyson, relembre seus outros trabalhos:
Leia também
‘Astrofísica para apressados’
Tyson publicou, em 2017, o livro Astrofísica Para Apressados (Planeta). A obra funciona como um guia básico para responder grandes questões, como o lugar que ocupamos no espaço e como o cosmo funciona. Com capítulos curtos e quase 200 páginas, o autor apresenta uma série de conceitos para explicar as principais ideias sobre o Universo.
‘Respostas de um astrofísico’
Respostas de um astrofídico (Planeta), de 2020, traz perguntas e respostas para questões complexas. O livro trata de questões sobre a origem do Universo, o fim do mundo, vida, morte, terrorismo, racismo, entre outros.
‘Astrofísica para jovens apressados
Neil deGrasse Tyson adaptou o próprio livro, Astrofísica para apressados, para o público adolescente e infantil. Em 2022, ele explicou questões básicas e complexas, como a diferença entre uma estrela e supernova, para contar como funcionam as regras do Universo.
‘Morte no buraco negro’
A obra de 2016 de Tyson reúne uma série de artigos publicados pelo autor na revista Natural History. Além do buraco negro, o cientista também aborda assuntos como vidas extraterrestres, ciência e religião.
‘Origens’
Com Donald Goldsmith, Neil deGrasse Tyson mostra aspectos macro e micro dos 14 bilhões de anos de história do Universo em Origens (Planeta), de 2004. Os cientistas comentam os surgimentos das galáxias, estrelas e até ao início da vida microscópica. Grandes eventos, como a descoberta da água e a exploração em Marte, também são tratados na obra.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.