Diversas personalidades do mundo literário lamentaram a morte de Nélida Piñon neste sábado, 17. A escritora, que tinha 85 anos de idade, ficou marcada por diversos livros lançados ao longo das décadas e por ter sido a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras.
Merval Pereira, atual presidente da ABL, lamentou a morte da colega. “É uma perda terrível. Para mim, pessoalmente, amigo, e como presidente da Academia Brasileira de Letras. É uma perda para a literatura brasileira. Era provavelmente a maior escritora viva do País. É uma perda para a cultura do País. A Nélida, além de tudo, era uma cidadã ativa politicamente, socialmente, até o final da vida ela teve participação ativa em todas as atividades e grandes questões nacionais”, disse Merval ao Globo News.
Margareth Menezes, indicada para ser a próxima ministra da Cultura do Brasil, no governo Lula, usou o Twitter para se pronunciar: “Profundamente sentida com a partida de Nélida Piñon, primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras. O País perde uma de suas maiores escritoras. Tenho certeza que seu legado seguirá conosco, vivo em suas obras. Meu abraço aos amigos e familiares”.
Sergio Abranches escreveu: “Estou arrasado com a morte da amiga querida, Nélida Piñon. Era de uma doçura e gentileza inexcedíveis. Uma escritora forte. Uma mulher autodeterminada. Uma perda para o Brasil e para a literatura. Uma perda pessoal. Falamos pouco antes de ela partir para Espanha e Portugal”.
Confira abaixo diversos outros escritores e colegas que lamentaram a morte de Nélida Piñon em suas redes sociais: