PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|'Motel Destino' dá início a Gramado, festival de que se realiza em ritmo de reconstrução

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
 

GRAMADO - Com Motel Destino, de Karin Aïnouz, começa hoje à noite o 52º Festival de Cinema de Gramado. O filme, que passa fora de concurso, foi exibido no Festival de Cannes deste ano. Antes de Gramado, teve uma única exibição nacional, em Fortaleza, terra natal do diretor hoje radicado na Europa. 

PUBLICIDADE

Como podem imaginar todos os que acompanharam os trágicos acontecimentos no Rio Grande do Sul, Gramado encontrou enormes dificuldades para realizar o evento deste ano. Embora não particularmente atingido pelas chuvas que devastaram Porto Alegre e muitas cidades do interior, Gramado também sofreu. Em especial na parte econômica. Um dos principais destinos turísticos do país (principalmente do chamado "turismo do frio"), Gramado teve sua porta de entrada praticamente trancada com o fechamento do Aeroporto Salgado Filho, que será reaberto, e ainda assim de forma parcial, apenas em outubro. Assim, os turistas de fora do Estado tiveram dificuldade em chegar à serra gaúcha, o que foi fatal para uma cidade que vive do comércio de roupas, hoteis, restaurantes e da indústria do entretenimento. Para se ter ideia, uma poderosa cadeia de hoteis, que tinha onze estabelecimentos sempre lotados em Gramado, agora mantém apenas três em funcionamento. 

Conversei com vários amigos e amigas gaúchas na chegada à serra e reafirmaram o que me haviam dito em conversas por telefone ou zap - ninguém que não estivesse presente aqui poderia imaginar o que de fato acontecia. Eram cenas de guerra, com gente morrendo e pessoas perdendo para as águas tudo o que tinham juntado na vida. Em especial pessoas pobres, que são sempre as primeiras a serem atingidas nesse gênero de catástrofe. 

No entanto, todos parecem confiantes na reconstrução do Estado. E a manutenção do festival, mesmo em condições difíceis, é testemunha desse esforço. Mesmo no auge da crise, quando quase ninguém fora do Estado acreditava na realização do evento, nunca houve dúvidas de que Gramado daria continuidade à sua história de 52 anos de realização do festival de forma ininterrupta. 

Nesse espírito de superação, Gramado preparou um festival que tem tudo para ser de excelente nível. Não apenas pelo filme de abertura, uma obra de prestígio como Motel Destino, mas pelos longas-metragens que estarão em competição. Apenas para dar um aperitivo, teremos Barba Ensopada de Sangue, que Aly Muritiba adaptou da obra do escritor gaúcho Daniel Galera; Cidade; Campo, da prestigiada diretora Juliana Rojas, especialista em abordar questões sociais com pegada de cinema de gênero; Estômago 2, continuação da saborosa história do presidiário que se revela um chef de cozinha genial, dirigida por Marcos Jorge e interpretada por João Miguel; Filhos do Mangue, da celebrada diretora paulista Eliane Caffé, autora de obras premiadas como Narradores de Javé; O Clube das Mulheres de Negócios, um elenco feminino estelar a serviço da diretora Anna Muylaert numa obra que promete inverter clichês de gênero para denunciar o machismo; Oeste Outra Vez, um faroeste brasileiro de Érico Rassi; e, por fim, Pasárgada, nada menos que a estreia na direção da grande atriz Dira Paes. 

Publicidade

O que dizer de antemão sobre esses filmes senão que despertam muita curiosidade já que ninguém os viu, pois são todos inéditos - o que é mais uma prova de prestígio do festival.

 Além da competição principal de longas nacionais, haverá a de curtas-metragens e também a da produção do Estado - o chamado "gauchão', com longas e curtas-metragens produzidos no Rio Grande do Sul. A maratona começa. 

Longas nacionais em competição

Longas-Metragens Brasileiros (LMB):

BARBA ENSOPADA DE SANGUE | São Paulo Direção: Aly Muritiba Sinopse: Após a morte de seu pai, Gabriel parte para a praia da Armação em busca de suas origens. O que ele acaba encontrando é uma trama complexa em torno da figura misteriosa de seu avô, um esqueleto de baleia e uma cidade que quer enterrar seu passado a qualquer custo. Elenco: Gabriel Leone, Thainá Duarte, Roberto Birindelli, Ivo Müller, Ricardo Blat e Teca Pereira.

Publicidade

CIDADE; CAMPO | Mato Grosso do Sul e São Paulo Direção: Juliana Rojas Sinopse: Duas histórias sobre migração entre a cidade e o campo. Na primeira parte, após o rompimento de uma barragem inundar sua terra natal, a trabalhadora rural Joana se muda para São Paulo para encontrar sua irmã Tânia, que mora com o neto Jaime. Joana luta para sobreviver na "cidade do trabalho". Na segunda parte, Flávia se muda com Mara, sua companheira, para a fazenda que herdou do pai, falecido recentemente. A natureza obriga as duas mulheres a enfrentar frustrações e lidar com memórias e fantasmas. Elenco: Fernanda Vianna, Mirela Façanha, Bruna Linzmeyer, Andrea Marquee, Preta Ferreira, Kalleb Oliveira, Marcos de Andrade e Nilcéia Vicente.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

ESTÔMAGO 2: O PODEROSO CHEF | Paraná Direção: Marcos Jorge Sinopse: Quinze anos após o primeiro filme, Raimundo Nonato é o chef dos chefs na prisão, encantando com sua comida e sua lábia tanto o diretor do presídio quanto o veterano líder dos detentos. Até que um mafioso italiano chega para disputar o controle da penitenciária e os pratos do carismático cozinheiro. Elenco: João Miguel, Nicola Siri, Violante Placido, Paulo Miklos, Giulio Beranek, Marisa Laurito, Guenia Lemos, Vincent Riotta e Projota.

FILHOS DO MANGUE | Rio Grande do Norte Direção: Eliane Caffé Sinopse: Um homem aparece ferido e sem memória em uma comunidade ribeirinha. A população o acusa de roubo e tenta, em vão, que ele recupere a memória e devolva o dinheiro. Em um julgamento popular vem à tona uma trama que envolve desvio de verba pública, exploração da prostituição e de violência doméstica. Elenco: Felipe Camargo, Titina Medeiros, Roney Villela, Thiago Justino, Jeniffer Setti, Luana Cavalcante, Pequena Cintilante, Jurema Terra, Wilaneide Campos e Geiza Pereira de Souza e Maria Alice da Silva.

O CLUBE DAS MULHERES DE NEGÓCIOS | São Paulo Direção: Anna Muylaert Sinopse: O Clube das Mulheres de Negócios é ambientado em um mundo imaginário onde os estereótipos de gênero estão invertidos. A ação se passa num dia de folga do Clube de Campo frequentado por poderosas mulheres de negócios. Elenco: Rafa Vitti, Luis Miranda, Cristina Pereira, Irene Ravache, Louise Cardoso, Katiuscia Canoro, Grace Gianoukas, Polly Marinho,Helena Albergaria, Shirley Cruz, Maria Bopp, Verônica Debom, Clodd Dias, André Abujamra, Fernando Billi, Tales Ordajki, Ítala Nandi e Ale Tosi. 

OESTE OUTRA VEZ | Goiás Direção: Erico Rassi Sinopse: Um faroeste brasileiro ambientado em um lugar isolado no sertão do Brasil, onde homens rudes, incapazes de lidar com suas próprias fragilidades, são constantemente abandonados pelas mulheres que amam. Tristes e amargurados, eles se voltam violentamente uns contra os outros. Elenco: Ângelo Antônio, Babu Santana e Tuanny Araújo.

Publicidade

PASÁRGADA | Rio de Janeiro Direção: Dira Paes Sinopse: Irene é uma ornitóloga, solitária em seus 50 anos que, durante seu projeto de pesquisa no meio da floresta, redescobre sua tropicalidade após conhecer Manuel, um jovem guia que fala a língua dos pássaros e traz à tona seus dilemas como mulher, mãe e profissional. Elenco: Dira Paes, Humberto Carrão, Cássia Kis, Peter Ketnath e Ilson Gonçalves.

 

 

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.